WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

25/05/2011 - Seminário motiva inserção no mundo do trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e por intermédio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), promove o II Seminário – “Semana Orientativa: Motivação para Inserção no Mundo do Trabalho”, nas próximas terça e quarta-feira (dias 31 e 1º), na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu).
De acordo com a secretária Maria Thereza R. da Cunha, o intuito do evento é proporcionar um espaço interativo capaz de estimular a comunidade para a vivência de uma experiência produtiva, direcionada para a adoção de práticas capazes de suprir as demandas atuais do mercado de trabalho.

No primeiro dia do seminário, das, 13 às 17 horas, a programação prevê a palestra “Motivação para o trabalho”, com o psicólogo Adriano Nicolau da Silva, e “Relação do estudo com o mercado de trabalho”, com o educador físico Renato Mendonça Ribeiro. Já o relato de experiência “Uma parceria bem sucedida”, será feito por Diovani dos Santos Milhorin, gerente industrial da Mac Móveis Diferenciados. As atividades do dia serão encerradas com a palestra sobre “Drogas e a relação com o trabalho”, com a enfermeira Liliane Beatriz Rosa, e depoimento de João Paulo.

Na quarta-feira (dia 1º), das 13 às 17 horas, a diretora da Escola Técnica de Formação Profissional de Minas Gerais (EFOP), Nélia Piccirillo, abordará o tema “Valorização dos Cursos técnicos’. A pedagoga Luciene Bontempo Rocha de Oliveira, discorrerá sobre “Economia Solidária, enquanto que a técnica de Seguro Social do INSS, Ana Carolina Mendes, falará sobre “Direito e Cidadania. Já “As tendências do mercado de trabalho no município de Uberaba” terá com palestrante a psicóloga do Sine, Caetana Natália D’Amico Santos.

Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e universitários podem fazer suas inscrições gratuitamente nos oito Cras’s espalhados pela cidade ou na Seds. Mais informações pelo telefone 3313-2424, com Márcia Jerônimo.

Proposta. A secretária Tetê R. da Cunha destaca que o Cras é um espaço onde se materializa a política pública e onde se combinam as práticas de respeito aos sujeitos, emancipados e protagonizadores de seus destinos, adotando ações e metodologias de forma a incentivar seus usuários na defesa de seus interesses de forma individual e coletiva. Nesse âmbito, a Política Nacional de Assistência Social – (PNAS/2004), fruto de ampla mobilização dos setores organizados e dos movimentos sociais; dos trabalhadores, dos gestores e conselheiros, dentre outros, reafirmou os dispositivos da Constituição Federal e da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), estabelecendo diretrizes e princípios congruentes para a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) visando o fortalecimento dos direitos sociais e efetivação de seus princípios e garantias.

Conforme estabelecido no Art. 25, da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS): “os projetos de enfrentamento da pobreza compreendem a instituição de investimento econômico social nos grupos populares, buscando subsidiar financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, [...] e sua organização social”. Mediante os indicadores apresentados pelo MDS quanto ao índice de desenvolvimento familiar (IDF) das famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico) percebeu-se a necessidade de investir em projetos que gerem conhecimento e incentivo à busca de qualificação profissional.

Tal constatação pode ser visualizada no quadro abaixo cujos indicadores: ‘acesso ao trabalho’: 0,30 com o indicador ‘acesso ao conhecimento’: 0,43 sendo assim, justifica-se por ser um trabalho motivacional, levando ao despertar do interesse laboral, viabilizando informações e orientações na busca da qualificação profissional aos usuários do CRAS, a fim de fortalecê-los como sujeitos de direitos, estimulando-os trilhar o caminho da emancipação de forma a promover sua autonomia e seguridade no âmbito do mundo de trabalho levando-os ao protagonismo social.

Desta forma, pretende-se apontar a inteireza econômica e social que o trabalho é capaz de gerar, cujo fruto resulta na elevação do nível socioeconômico das famílias.
 

 

Indicadores

Referência (2010)

IDF

Vulnerabilidade

0.70

Acesso ao conhecimento

0.43

Acesso ao trabalho

0.30

Disponibilidade de recursos

0.53

Desenvolvimento infantil

0.93

Condição Habitacional

0.89

Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF) 

0.63

 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar