Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

24/05/2011 - Congresso Regional de Educadores será aberto na 6ª

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) e em parceria com o Sistema de Ensino CNEC, promove o XVII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. O evento terá inicio na próxima sexta-feira (dia 27), às 19hs, no Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho, localizado na Av. Frei Paulino, 370, Bairro Abadia.

Com uma carga horária de 20 horas, o evento contará com a realização de palestras, mesa-redonda, oficinas pedagógicas, Workshop com exposição de trabalhos científicos sob forma de pôsteres, relatos de experiências e comunicações orais, para 1.500 professores inscritos.

Segundo a diretora do Departamento de Formação Continuada da PMU, Renilda Maria Rosa, o congresso tem o objetivo de propiciar o conhecimento e a formação docente no que se refere aos princípios epistemológicos, filosóficos e metodológicos do Sistema Estruturado de Ensino CNEC/SEMEC.

“O encontro representa uma oportunidade para se conhecer melhor o Sistema Estruturado de Ensino recentemente adotado pelo município e será importante para que os educadores façam uma avaliação dos resultados obtidos”, observa ela.

Na segunda-feira (dia 30), Paula Louzano falará sobre “O Sistema Estruturado de Ensino no Brasil”, onde mostrará como a proposta tem sido trabalhada em outras regiões, além de explicar a teoria que sustenta a proposta e seus princípios políticos e filosóficos.

Trazendo a discussão mais próxima do contexto social, será ministrada a palestra “A Implantação do Sistema Estruturado de Ensino na Rede Municipal de Uberaba”, além da palestra “Professores Excelentes, Resultados Surpreendentes”.

Já na terça-feira (31), a palestra sobre “O Uso das Tecnologias no Sistema Estruturado de Ensino” será ministrada por Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, uma das autoras das propostas de formação do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo e do Programa Um Computador por Aluno – UCA. Também ocorrem na terça-feira, as palestras “Interdisciplinaridade: Intercruzando Saberes”, e “Avaliação: Fios e Desafios”.
Renild observa que todas as palestras têm o intuito de propiciar o uso correto e efetivo dos recursos didáticos específicos inerentes ao Sistema Estruturado de Ensino – CNEC/SEMEC, reconhecer a diversidade de estratégias didáticas no processo ensino e aprendizagem e seu uso concreto na sala de aula, estabelecer vínculo entre as atividades propostas, recursos didáticos e o Ambiente Virtual do Sistema adotado, assimilar conceitos sobre a interdisciplinaridade e Avaliação Temática no Sistema Estruturado de Ensino. Também buscará estimular o diálogo intelectual entre os educadores das diversas esferas formativas e unidades escolares e de fomentar a pesquisa por meio de trabalhos científicos e sua apresentação sob formatação de pôsteres e comunicações orais.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub