WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/05/2011 - Estudantes aprovam programa UCA

Alunos de 5ª a 8ª série, de 11 a 14 anos, da Escola Municipal Uberaba, que estão inseridos no programa “Um Computador por Aluno” (UCA) avaliaram como positiva à iserção do equipamento nas aulas, que passaram a ser mais agradáveis e ágeis. A informação é da diretora Sônia Manzan, que acrescenta que os estudantes, além de visualizarem o conteúdo aplicado pelo professor como um todo, ainda contam com vídeos que tornam as aulas menos monótonas, chamando a atenção para seu teor.

A dirigente escolar explica que foi criada uma comissão do UCA pelos professores, que fica responsável pelas as decisões necessárias, como modo de uso dos equipamentos, mudança das regras escolares para adequação do projeto, entre outras. A unidade é a escola piloto do programa no município. São 485 alunos que contam com duas aulas diárias, envolvendo todas as disciplinas. No momento, o computador está sendo utilizado somente na escola. Sônia explica que esta é uma fase de implantação, mas que os estudantes levarão o equipamento para casa, um dos fundamentos do programa.

Ela acrescenta que seis alunos criaram de maneira jovial uma cartilha com os cuidados, recursos da informática e a responsabilidade da família quando o micro estiver nas residências. “A idéia é apresentar esta cartilha para os pais em forma de teatro no dia da entrega dos computadores para os alunos”, pontua Sônia, acrescentando que será uma oportunidade de esclarecer junto aos pais sobre as formas de utilização e o valor do equipamento pedagogicamente. Em confirmação com a diretora, a subsecretária de Educação, Mara Bóscolo, esclarece que o laptop possui um número de identificação e caso o mesmo seja roubado, que é hoje a preocupação dos pais, ele é bloqueado e não tem valor de mercado.

Mara ainda pontua que os professores da E.M.Uberaba e também representantes de outras cinco que serão agraciadas ainda este ano com o programa, passaram por formação de 40h presenciais e outras 100h à distância estão sendo aplicadas pela PUC Minas. Escolhidos pelos mestres, também haverá um equipe de alunos monitores, que serão aqueles que têm maior facilidade para lidar com o computador e que irão colaborar com os companheiros de classe. Para isso, eles também passarão por um curso de formação.

Vale relembrar que a escolha das escolas aconteceu em dezembro, por meio de uma gincana, onde as vencedoras, que são E.M. Celina Soares de Paiva, E.M. Frederico Peiró, E.M. Norma Sueli Borges, E.M. Niza Marques Guarita e E.M. Madre Maria Georgina foram contempladas com a futura implantação do UCA.  “Destas unidades, a administração municipal está adquirindo os equipamentos e a previsão que em junho sejam entregues. Já da escola piloto, E.M.Uberaba, os computadores foram ganhos pelo MEC – Ministério da Educação,” fecha Mara.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar