WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/04/2011 - Crianças alertam para combate à dengue em passeata

Crianças alertam para combate à dengue em passeata Crianças alertam para combate à dengue em passeata

“Todos contra a dengue!”. Este foi o grito de guerra de aproximadamente 350 alunos da Escola Estadual Felício de Paiva nesta quarta-feira (13) durante passeata pelas ruas do bairro. Em parceria com o Departamento de Controle de Zoonoses, as crianças entregaram panfletos informativos aos moradores e chamaram atenção para a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Conforme a professora Cristina de Oliveira Sabino, organizadora do projeto na escola, o trabalho incluiu oficinas e palestras com a equipe do Núcleo de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses sobre a dengue para estudantes de 6 a 12 anos.

Durante a atividade, os alunos também desenvolveram a música “Sai da minha casa, sai pra lá” para ilustrar o combate ao mosquito transmissor, que foi apresentada ao longo da passeata. “As educadoras passaram muito bem a mensagem e as crianças compreenderam. Então, fechamos a ação com esse protesto envolvendo toda a comunidade”, destaca.

A educadora em Saúde, Noeme Andrade, as parcerias nas escolas para mobilização contra a dengue são importantes porque as crianças são multiplicadoras de informação. “Os pequenos sabem cobrar dos pais, amigos e dos vizinhos. Vamos então formar cidadãos conscientes do que é a doença e dos riscos para a saúde”, salienta, lembrando que a ação educativa também existe na rede municipal e colégios particulares.
Responsável pelo Núcleo de Educação em Saúde, Cristina Maria César encerrou o projeto alertando para não deixar água parada nos vasos de planta, lavar diariamente os bebedouros de animais com água e sabão e evitar lixo dentro das residências. Estes são os principais problemas encontrados no último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa).

Este ano, já foram realizadas 1.145 ações educativas, inclusive teatro de fantoches, oficinas de reciclagem e palestras. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém trabalho de combate intensificado para prevenção à doença. Os agentes de zoonoses já realizaram 149.106 visitas de rotina a imóveis este ano, sem contar as 713 vistorias em pontos estratégicos como cemitérios, clubes desativados, ferro-velho, borracharias, entre outros.

As atividades de combate incluem ainda o recolhimento de pneus, totalizando 236.600 quilos até agora. No mutirão de limpeza, iniciado dia 20 de novembro, 33.571 imóveis já foram trabalhados e as equipes retiraram 92.381 quilos de material que acumula água em 164 caminhões.

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar