WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/03/2011 - Curso reúne mais de cem profissionais da educação municipal

Visando a preparar os técnicos e gestores das unidades de ensino da rede pública municipal de Uberaba para administrarem com competência os recursos distribuídos pelo FNDE, o Departamento de Formação Continuada, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou dia 16, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, o Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola.

Com o tema “O FNDE e o Apoio às Políticas Públicas para a Educação Básica”, a primeira aula presencial, com 102 inscritos, apresentou o Programa Formação pela Escola, a Plataforma Moodle e o Módulo Competências Básicas.

O Programa Formação pela Escola, explica a diretora do departamento, Renilda Maria Rosa, visa a fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a formação de profissionais representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de formação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social.

Conforme Renilda, em virtude da abrangência territorial do Brasil e do grande número de envolvidos nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade à distância, como forma de potencializar os esforços de ormação continuada na execução de programas do FNDE.

O primeiro módulo, Competências Básicas, consiste em orientações introdutórias para o conhecimento das Políticas Públicas Educacionais e agrega informações relativas às Políticas Públicas na Área Social, particularmente, no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE às políticas públicas voltadas para a educação básica.

Os módulos seguintes são temáticos como o Programa Dinheiro Direto de na Escola - PDDE, Programa de Transporte do Escolar - PTE, Programas do Livro - PLI, Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, Controle Social para Conselheiros, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e Prestação de Contas.

Os participantes são acompanhados por sistema de apoio à aprendizagem pelas tutoras municipais Fabiene de Oliveira Santos e Jane Marie Gomes de Almeida que atuam como orientadoras.


 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar