WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

25/03/2011 - I Seminário Tecnológico de Reciclagem do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba movimenta Uberaba

I Seminário Tecnológico de Reciclagem do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba movimenta Uberaba I Seminário Tecnológico de Reciclagem do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba movimenta Uberaba I Seminário Tecnológico de Reciclagem do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba movimenta Uberaba

Realizado nesta sexta-feira (26), no Anfiteatro da CDL, o I Seminário Tecnológico de Reciclagem do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em Uberaba, organizado pela Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Reciclados de Uberaba (Cooperu), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat). O foco do encontro foi a discussão referente à coleta seletiva e ao fortalecimento das cooperativas para melhorar a negociação do produto final.

Durante o evento, o prefeito Anderson Adauto destacou que a cidade está se preparando para atender a política nacional de resíduos sólidos e anunciou a doação dos equipamentos da antiga usina de lixo para a cooperativa.
Para o responsável de captação e promoção de eventos da Cooperu, Mário Lúcio Gonçalves Cardoso, os equipamentos serão retirados do local para possibilitar mais espaço na triagem dos reciclados. “Este seminário foi muito positivo. Tivemos a participação de doze cidades da região. Todos da Cooperativa estão satisfeitos”, destaca.

A secretária da Semat, Renata Mesquita, reforçou a importância do Seminário ressaltando ser muito produtivo e que superou todas as expectativas, pois contou com o envolvimento dos interessados ao tema, dos catadores e dos secretários da cidade e região. “A Secretaria está empenhada nas duas cooperativas, a Cooperu e a Caritas. Elas são importantes para a nossa qualidade de vida, pois contribuem na redução do impacto ambiental”, frisa.

Renata reforçou que as ações das duas cooperativas atuantes em Uberaba têm um grande impacto no meio ambiente e também na saúde da população, pois a coleta de reciclados, que podem servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, são retirados do meio ambiente. “Este encontro veio a fortalecer ainda mais a rede de catadores de Uberaba e região”, disse a secretária.

Para Renata, a classe dos catadores, que já é reconhecida nos municípios e no Brasil, passou a ser conhecida pelo mundo com a produção do documentário “Lixo Extraordinário”, do artista plástico Vik Muniz, dirigido por Lucy Walker, sendo indicado ao Oscar.

O Seminário contou com a participação de autoridades políticas de Uberaba, Uberlândia, Araguari, Araxá, Fronteira, Ibiá e demais localidades.

 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar