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Educação e Cultura

25/03/2011 - Educação Municipal avalia processo de aprendizagem de ‘dentro para fora’

Pais dos alunos serão ouvidos sobre o acompanhamento do processo de aprendizagem de seus filhos (dificuldades, como acompanham as atividades escolares, etc). Grande parte dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e escolas municipais realizam neste sábado, 26, encontro que, por meio de oficinas lúdicas, buscará conhecer sua realidade, anseios e sugestões.

O trabalho se estenderá aos funcionários administrativos e aos estudantes, ouvindo-os quanto às dificuldades e obstáculos encontrados no processo de aprendizagem. Desta forma - afirma a diretora do Departamento de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, Renilda Maria Rosa, pretende-se atingir o coletivo da comunidade escolar, e a partir dos dados levantados, elaborar projeto de formação continuada da própria unidade escolar, visando à melhoria da prática pedagógica e o crescimento pessoal, profissional e institucional.

A iniciativa faz parte de projeto desenvolvido pelo Departamento, visando a contribuir para a construção de uma cultura de formação continuada de professores na própria escola como direito de todos os profissionais da educação das escolas municipais e Cemeis de Uberaba. Através de atividades como pesquisas, troca de experiências, leituras, interpretações, produção de textos e memórias, busca-se que o professor seja capaz de refletir e avaliar permanentemente sua prática pedagógica. Este projeto preconiza que de maneira individual e coletiva se construa e reconstrua conhecimentos, conceitos, estratégias e metodologias de formação continuada, segundo explica Renilda.

Nesta proposta, que utiliza a metodologia de pesquisa participativa e coletiva, a Seção de Formação Continuada em Serviço está levantando as principais dificuldades e obstáculos no processo educativo. Para tanto, promove diagnóstico capaz de ouvir a comunidade. Este trabalho já foi realizado com os diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores, completa a chefe de seção Célia Stacciarini.
 

 
 
 

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