WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

25/02/2011 - Recadastramento do Bolsa Família atingirá mais de mil uberabenses

Famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza deixaram de receber o benefício do Bolsa Família neste mês de fevereiro em todo o país. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Uberaba 340 inscritos no programa de transferência de renda tiveram seus benefícios cancelados porque não atualizaram os dados cadastrais no prazo previsto, que terminou no último dia 31 de dezembro.

Segundo o MDS, o cancelamento não é irrevogável, já que as famílias com perfil socioeconômico para participar do programa podem voltar a se inscrever. O valor do benefício varia entre R$ 22 e R$ 200, conforme a renda familiar e a quantidade e idade dos filhos. O programa também procura garantir o acesso à direitos básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social e proporcionar meios para que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

A diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Jussara Silveira de Melo Lima, lembra que o recadastramento dos beneficiários do programa Bolsa Família é automático, de dois em dois anos, e obrigatório. Neste sentido, a Seds trabalha em conjunto com as secretarias municipais de Educação e Saúde, para orientação e atualização das famílias. Nas escolas, através do Projeto Entre Laços, tem o contato direto com os pais ou responsáveis. E com os agentes do Programa Saúde da Família (PSF) este trabalho é expandido. Também, equipe de assistentes sociais da Seds realiza visitas nas casas das famílias que ainda não se recadastraram, inclusive na zona rural.

Para a atualização dos dados cadastrais, o beneficiado deve apresentar carteira de trabalho, CPF, RG e título de eleitor, para os integrantes da família acima de 18 anos, e declaração escolar e certidão de nascimento, para as crianças e adolescentes.

O recadastramento é periódico, dura praticamente todo o ano e funciona como instrumento de controle e monitoramento do programa. Este ano, 1.055 famílias uberabenses terão que procurar o Cras mais próximo de sua residência até 31 de outubro próximo e renovar os dados cadastrais. As famílias selecionadas estão sendo avisadas por meio do extrato de pagamento de seus benefícios. Além do recadastramento, para continuar recebendo os valores a que têm direito os beneficiários tem que manter os filhos na escola e a agenda de saúde em dia.

A revisão pode ser feita nos oito Centros de Referência de Assistência Social – Cras/Abadia, Cras/Pólo I, Cras/Boa Vista, Cras/Tutunas, Cras/Dr. Décio Moreira, Cras/Morumbi, Cras/Vila Paulista, Cras/Residencial 2000, das 8h às 17h, ou na própria sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), na rua Irmão Afonso, 617, das 12h às 18h.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (34) 3331-2460, 3331-2461 ou 3331-2463.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar