WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

22/02/2011 - “Mulheres da Paz” realiza aula inaugural

“Mulheres da Paz” realiza aula inaugural “Mulheres da Paz” realiza aula inaugural

Criado no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), o Projeto “Mulheres da Paz” realizou a aula inaugural, na última segunda-feira (21), na 5ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). A solenidade contou com as participações do prefeito Anderson Adauto, do Consultor do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania para o interior de Minas Gerais (Pronasci), representando o Ministério da Justiça, Narciso Fernandes e demais autoridades do município, Polícia Militar, Civil, Bombeiros e do Senac.

No evento, o prefeito Anderson Adauto destacou o compromisso de seu governo com o social e falou da satisfação de ver as ações das “Mulheres da Paz” iniciarem no município. Ele propôs também se reunir sistematicamente com a Coordenação do Projeto, com a Equipe Técnica e com as mulheres selecionadas, para verificação das demandas e encaminhamento, e a busca de soluções. Já a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, falou da importância da integração das secretarias municipais na execução dos projetos em prol do município.

O Consultor do Pronasci, Narciso Fernandes, ponderou que o projeto reconhece que a segurança pública também precisa ser tratada pelo município. Para ele, projetos como esses têm como grande objetivo dar poder às comunidades, para que atuem na redução da violência.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, Adacély Ferreira Cunha, a capacitação inicial das mulheres constará de 150 horas e será realizada pelo Senac, com início em 14 de março, com 03 turmas, de acordo com as disponibilidades das alunas: matutino, vespertino e noturno. “A partir do 1º mês que constará de 60 horas, tendo 75% de frequência na capacitação, elas iniciarão as atividades práticas sob a supervisão da Equipe Técnica, que dará a capacitação continuada para as Mulheres da Paz durante os 12 meses de atividades”, destacou.

Na capacitação serão abordados temas como: Direitos Humanos, resolução de conflitos, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente, Auto Estima, Ações do Pronasci e informações sobre os programas e projetos sociais do município. “O foco da capacitação é formalizar as Mulheres da Paz como representantes da comunidade junto ao Poder Público, de forma que elas conheçam a realidade do município e levem as necessidades dos seus bairros para as autoridades competentes buscarem as soluções”, explicou  a coordenadora.

“Mulheres da Paz” foi lançado no país em 2008 e desde então tem capacitado mulheres para atuarem como mediadoras sociais na prevenção da violência e criminalidade junto aos adolescentes e jovens. Em Minas Gerais, Uberaba é o terceiro município a implantar o projeto. A região metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia e Contagem lançaram e implantaram o projeto no início de 2010. “Foi constatada a diminuição de crimes violentos contra adolescentes e jovens e também a diminuição de crimes praticados por eles”, finalizou Adacély.

Também estiveram presentes no evento o Presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra, os Comandantes da 5ª RPM: Cel. Laércio dos Reis Gomes e 8º Batalhão de Bombeiros Militar, Ten. Cel. BM Clóves Ferreira, a Delegada de Defesa da Mulher, Dra. Vivian Carina Borges - representando a Chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, Dra. Maria de Lourdes Camilli, o Secretário-Executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Wellington Cardoso Ramos, o Diretor do Senac, Manoel Carlos Baião Júnior e a Coordenadora  de Políticas Especiais para
Mulheres, Marilda Rezende.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar