WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/02/2011 - Prefeito e deputados participam de ato de volta às aulas em Uberaba

Evento teve a participação dos pais com entrega de kits escolares e anúncio de Sistema Estruturado de Ensino

Prefeito e deputados participam de ato de volta às aulas em Uberaba Prefeito e deputados participam de ato de volta às aulas em Uberaba Prefeito e deputados participam de ato de volta às aulas em Uberaba

Nesta sexta-feira (04), na Escola Municipal Madre Maria Georgina, no conjunto Volta Grande aconteceu a solenidade de voltas às aulas, que contou com o envolvimento dos pais de alunos, entrega de materiais e atividades recreativas-pedagógicas. O ato teve a presença do prefeito de Uberaba Anderson Adauto, dos deputados federais Paulo Piau e Aelton Freitas e dos vereadores Tony Carlos e Cleber Cabeludo. Na oportunidade foi apresentado o Programa do Governo Federal “Um Computador por Aluno” (UCA), e o Sistema Estruturado de Ensino do Colégio José Ferreira para o ensino fundamental.

Nesta sexta-feira, as 56 escolas municipais, incluindo os 27 Cemeis, apresentaram junto suas respectivas a comunidade as novidades deste ano letivo e o vídeo de boas vindas do prefeito Anderson Adauto.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, José Vandir de Oliveira, ponderou que este é o “ponta pé” inicial do ano letivo e foi realizado de uma forma diferenciada, com o envolvimento de toda a comunidade escolar. “Contamos com a participação de todos, pais alunos, professores e gestores para noticiar as melhorias nas escolas, que terá um sistema estruturado na educação municipal e a disponibilidade de um computador por aluno em seis escolas este ano e em todas no ano de 2012”, declarou.

O prefeito Anderson Adauto destacou que durante seis anos a atual administração vem trabalhando na melhoria do ensino municipal e lembrou que durante o primeiro ano de seu mandato, foi realizada uma avaliação dos alunos e das escolas. Com isto, foi constatado um indicie muito baixo na qualidade de ensino. Diante deste resultado foram traçados planos de ações que elevaram a qualidade na educação municipal. Dentre elas estão: a reforma física de todas as escolas e a informatização das unidades urbanas e da zona rural e a adoção de um Contrato de gestão.

Para ele, a parceria com o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira  e o UCA representam mais um salto na qualidade do ensino oferecido aos alunos, pois iguala a educação municipal a um sistema de ensino das escolas particulares. “Demos um grande passo para mães e pais que querem ver seus filhos em uma faculdade. Nós estamos melhorando a educação, propondo e criando mais qualidade de ensino, para aprimorar o conhecimento destas crianças. Não sabemos que profissão elas terão, mas qualquer que seja, o computador vai fazer parte da vida delas”, enfatizou.

O prefeito destacou que a cidade foi contemplada com 500 computadores do Programa do Governo Federal voltado para o ensino fundamental, e que a prefeitura adquiriu mais 1.000 computadores para equipar as seis escolas escolhidas para a implantação do programa este ano Até 2012, todas as escolas de 5º a 8ª série terão implantados os computadores em sala de aula. De acordo com ele, todos os professores passarão por capacitações, pois as escolas estão se modernizando.

Anderson Adauto lembrou também que a cidade conta com uma universidade federal, mas que não são todas as pessoas que finalizam o período escolar e entram em um curso superior, pois o vestibular é excludente. “Queremos que mais alunos da escola pública tenham acesso ao ensino superior. Quero que os pais vejam que o Colégio Cenecista tem um sistema e experiência de anos no ensino que é reconhecido em várias cidades do país”, esclareceu.

Para a diretora da escola municipal Madre Maria Georgina, Elisete Mendes de Oliveira, os professores receberam bem as novidades. Para ela, são os desafios que a educação precisa para se tornar de qualidade e percebeu que a comunidade está satisfeita, sendo que alguns pais vendo a melhoria da educação como um sonho, pois estão se equiparando com a classe média, que matricula seus filhos em escolas particulares.

De acordo com a mãe de dois alunos da escola municipal do bairro Volta Grande, Erli Maria Alves, o município proporcionou mais qualificação no ensino. Ela revela que um dos filhos sofre de neurofibromatose tipo 1, uma doença progressiva que afeta primariamente o crescimento celular de tecidos neurais, e necessitava de uma escola que atendia as necessidades especiais da criança. Ela encontrou na escola municipal as condições ideais para a educação do filho. “Só tenho a elogiar a administração pública, a equipe de professores e da escola. Eu sei que estamos ganhando mais qualidade no ensino”, enfatiza.

Durante a solenidade foram entregues os kits escolares e uniformes, inclusive os da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada escola estabeleceu a programação de entrega dos Kits na primeira semana de aula, que vai do dia 7 a 11 de fevereiro.
Os alunos de até dois anos de idade receberão cinco itens: bermuda, duas camisetas, tênis e agenda. Para os alunos entre 3 e 5 anos de idade, o kit é composto por 18 itens entre uniforme e material de consumo. Os alunos entre 6 e 14 receberão três itens compõem o pacote. Já para o EJA serão destinadas duas camisetas por aluno.

No dia 12 de fevereiro, está marcado o segundo encontro da formação continuada dos professores da rede municipal. Cada um deles, vai se reunir com os produtores dos materiais de cada área do conhecimento da Rede Cenecista do Colégio José Ferreira. Neste dia também será abordado o uso das ferramentas do CNEC Online - um espaço virtual, onde o professor terá acesso a diversos materiais complementares disponíveis no site. Além disso, neste espaço, o professor contará com uma área de atendimento online, onde simultaneamente terão contatos com professores do Colégio Cenecista.

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar