WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

03/02/2011 - Atividades e presença dos pais nas escolas marcam a volta às aulas na Rede Municipal

Atividades recreativas-pedagógicas e presença dos pais de alunos marcam o início do ano letivo na rede municipal de ensino em Uberaba. Na ocasião, as comunidades escolares das 56 escolas municipais, incluído os 27 Cemeis, assistirão a um vídeo em que o Prefeito Anderson Adauto dará boas vindas por ocasião do retorno das atividades escolares. Os mais de 23 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino serão recebidos nas escolas com palestras e informações acerca do novo Sistema Estruturado de Ensino, implantado em parceria com o Colégio José Ferreira, e sobre o Programa Um Computador por Aluno (UCA) que começa a ser adotado este ano na rede. Cada escola teve autonomia para desenvolver a sua própria agenda de eventos.

Novamente, como acontece desde 2006, todos os alunos da rede municipal receberão kits escolares e uniformes, inclusive os da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada escola estabeleceu a programação de entrega dos Kits na primeira semana de aula, que vai do dia 7 a 11 de fevereiro.

Cada aluno na faixa etária até dois anos de idade vai receber cinco itens: bermuda, duas camisetas, tênis e agenda. Já o kit para alunos entre 3 e 5 anos é composto por 18 itens entre uniforme e material de consumo. Vinte e três itens compõem o pacote a ser repassado a estudantes entre seis anos e 14 anos. Já para o EJA serão destinadas duas camisetas por aluno.

Além dos kits, os estudantes do Ensino Fundamental passam a ter acesso ao Sistema Estruturado de Ensino por meio de parceria com o colégio Cenecista Dr. José Ferreira, que visa o aperfeiçoamento da educação pública. Para isto, os professores da rede municipal que atuam no ensino fundamental participaram do I Módulo de Formação sobre a utilização do material didático, que são apostilas do Colégio José Ferreira, quando foi apresentada a nova proposta de metodologia de ensino deste ano.

Um segundo encontro está marcado para o dia 12 de fevereiro, onde cada professor se reunirá com quem produziu o material didático da própria área de conhecimento, além de conhecer as ferramentas do CNEC Online - Espaço virtual, em que o professor terá acesso a diversos materiais complementares disponíveis no site, auxiliando, o trabalho pedagógico. O professor contará também com uma área de atendimento online, onde estarão em contato direto com os professores da Rede Cenecista.

Outra novidade deste ano é a implantação do projeto Um Computador por Aluno – UCA. O programa do Governo Federal este ano vai ser adotado em seis escolas da rede municipal. Serão cerca de 1,5 mil alunos contemplados nesta primeira fase.  A Escola Municipal Uberaba inicia o ano com os equipamentos. As demais estarão recebendo os netbooks a partir de março, são elas: Frederico Peiró, Madre Maria Georgina, Celina Soares de Paiva, Norma Sueli Borges e Prefessora Niza Marquez Guaritá. O programa tem por objetivo promover a inclusão digital pedagógica de estudantes e professores das escolas públicas por meio de computadores portáteis, os netbooks, que serão distribuídos a cada aluno do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Em 2012 o Um Computador por Aluno será implantado em todas as escolas.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar