WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/02/2011 - Encontro de professores marca a introdução do novo sistema municipal de ensino

Encontro de professores marca aintrodução do novo sistema municipal de ensino Encontro de professores marca aintrodução do novo sistema municipal de ensino Encontro de professores marca aintrodução do novo sistema municipal de ensino

Com objetivo de apresentar os princípios epistemológicos, filosóficos e metodológicos do Sistema Estruturado de Ensino, adotado pela Prefeitura de Uberaba a partir deste ano, os professores da rede municipal de ensino que atuam no ensino fundamental, participaram do I Módulo de Formação sobre a utilização do Material Didático da nova proposta por técnicos da Rede Cenecista Dr. José Ferreira.

Para a diretora do Departamento de Formação Continuada, Renilda Maria Rosa, a reunião é importante, pois aborda a proposta pedagógica e a apresentação do material didático a todos os professores, para que se tenha uma visão geral do sistema. “É importante destacar que o conteúdo estruturado pela Rede Cenecista vai ao encontro dos parâmetros nacionais. Os alunos estarão sendo preparados para terem desempenho positivo nas avaliações oficiais como a Prova Brasil e Ideb. Todo conteúdo está nos parâmetros curriculares exigidos pelo Ministério da Educação”, explica.

Ela pontua também que as atividades propostas do primeiro encontro têm o objetivo de introduzir, de forma lúdica e com o uso do concreto, conceitos científicos indispensáveis à formação do saber do aluno.
A diretora declarou que os professores estão assimilando o novo sistema de forma agradável e prazeroso.

De acordo com a professora de ensino fundamental, Chameine Moreira Santos e Silva, que analisou o material didático, o conteúdo está dentro do que é trabalhado nas salas de aula, “mas de uma forma bem mais contextualizada. O material é muito bom, vai proporcionar um grande avanço na educação de Uberaba”, avalia.

Para a professora Romina Lins de Melo, a administração pública avançou ao adotar o sistema de ensino da Rede Cenecista Dr. José Ferreira, pois a multidisciplinaridade e o contexto educacional favorecem o aprendizado do aluno. “Os alunos estão preparados para receberem os materiais didáticos. Devido à visão construtivista, a instituição utiliza eixos temáticos na aprendizagem e isso facilita a assimilação do conhecimento por parte dos alunos.

Praticamente, eles aprendem brincando e sem perceber,” pondera.

A diretora Renilda explicou que haverá um segundo momento de formação, a ser realizado no próximo dia 12 de fevereiro. Neste encontro cada professor se reunirá com os produtores dos materiais de cada área do conhecimento. “Neste dia, também será abordado o uso das ferramentas do CNEC Online. Nesse espaço virtual, o professor terá acesso a diversos materiais complementares disponíveis no site, enriquecendo, ainda mais, o trabalho pedagógico. Além disso, o professor contará com uma área de atendimento online, onde simultaneamente terão contatos com professores da Rede Cenecista”, finaliza.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar