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Educação e Cultura

23/11/2010 - Alunos da rede municipal passam por avaliação sistêmica nesta quarta

Alunos do ensino fundamental da rede municipal serão submetidos nesta quarta, dia 24, ao segundo SAEM - Sistema de Avaliação das Escolas Municipais de 2010. A avaliação temática envolvendo Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências abordará “Biodiversidade: cuidando da vida no planeta Terra”. A intenção, diz a chefe da Seção de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, a pedagoga com especialização em psicopedagogia, Maria Inês Pucci De Martino Prata, é conscientizar e educar os jovens para o assunto.

O primeiro SAEM de 2010 teve como tema “Esporte: unindo povos, disseminando culturas”, aproveitando o período da Copa do Mundo para abordar a importância do esporte e a união global que propicia. A avaliação sistêmica foi instituída na rede municipal de ensino de Uberaba em 2006 para monitorar o desempenho do estudante, procurando aferir a qualidade do ensino ofertado pelas escolas. Os resultados – afirma Maria Inês, são utilizados para redirecionar a prática pedagógica em cada unidade escolar e implementar, a partir dos dados coletados, ações que fortaleçam a qualidade da educação municipal como um todo.

Números - Após a realização de cada SAEM, certificados são entregues pelo prefeito Anderson Adauto aos alunos que obtiveram o percentual máximo em cada série. O evento é realizado no Cine Teatro Municipal Vera Cruz e reúne estudantes de todas as escolas. Os números mostram, segundo a psicopedagoga, uma evolução no rendimento dos alunos atendidos nas escolas mantidas pela Prefeitura desde a implantação do SAEM.

Comparativamente, aponta, o número de alunos com desempenho esperado cresceu em 401,2% desde o 1º SAEM aplicado em 2006, passando de 244 alunos para 979 alunos em 2010 com nota máxima. No acumulado, 7.434 estudantes já foram contemplados com o certificado. Calculando o desempenho médio percentual de toda a rede, o crescimento é de 17,31% a partir de 2006. “A Avaliação do SAEM reflete a melhoria da qualidade do ensino no Município.

Os dados da Prova Brasil, aplicada pelo MEC, comprovam isto já que apontam o crescimento da qualidade da educação das escolas municipais, alcançando as metas propostas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), previstas para serem alcançadas nos anos iniciais em 2013 e nos anos finais, somente em 2015”, concluiu Maria Inês.

 
 
 

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