WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

16/11/2010 - Equipe da Semat visita nascente do Rio Grande para estudos técnicos

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat) visitou na manhã desta terça-feira (16) a nascente do Rio Uberaba, para conhecer a realidade ambiental e biodiversidade do local. De acordo com o diretor de Recursos Ambientais, José Sidney da Silva, a partir das informações coletadas será elaborado um diagnóstico, com as principais ações a serem implementadas, para a proteção ambiental de toda a bacia hidrográfica do Rio. 

Sidney explicou que já existe uma Área de Proteção Ambiental – APA, com 528 km², criada para conciliar as atividades humanas com a preservação da vida silvestre, proteger os recursos naturais e garantir a melhoria da qualidade de vida da população, por meio de um planejamento participativo envolvendo órgãos do governo e comunidade.

Equipe do Conselho Gestor da APA Rio Uberaba e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) também participou da visita.

De acordo com Sidney, o Rio Uberaba nasce em uma região de planalto (covoais) a uma altitude de 1.022 metros, próximo ao trevo de Ponte Alta na BR 262. Sua bacia hidrográfica possui uma área total de 2.374,5 km² e tem como principais afluentes os córregos da Saudade, Borá, Alegria, Lanoso, Santa Gertrudes, Rio Veríssimo, Santo Inácio, dentre outros. O Rio Uberaba tem uma extensão de 140 km da nascente à foz, sendo a fonte de abastecimento da cidade de Uberaba com uma vazão diária de 1200 l/s e está subordinado ao Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande – GD8.
 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar