WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/11/2010 - Semec prepara próximo ano letivo

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), se prepara para o próximo ano letivo. De acordo com o coordenador da pasta, José Vandir de Oliveira, para isso os pregões para a compra de kits escolares, pinturas e reformas das unidades escolares já estão marcados e o calendário escolar em processo de preparação.

Neste ano de 2010, a PMU investiu R$ 1.481.127,50 com a aquisição dos kits escolares com shorts, camisetas, agendas, pares de tênis, mochilas, estojos e material básico como cadernos, régua, borracha, esquadro, lápis, entre outros. Já para o próximo letivo, 2011, atendendo a uma solicitação do prefeito Anderson Adauto, além destes benefícios, os alunos de 6 a 14 anos contarão também com apostilas com o conteúdo didático. Para José Vandir, a nova aquisição será um acréscimo importante uma vez que eles poderão contar com o material para uso também em casa e não precisarão dispô-los ao final do ano. “É material único por estudante”, pontua o secretário.

Outra novidade são os uniformes, que para 2011 estarão diferenciados. As mudanças começam pela textura da malha, considerada de melhor qualidade em relação à utilizada este ano. O tom de cinza da vestimenta será mais claro em comparação à cor adotada na Prefeitura. Para as meninas, uma saia-short promete um visual mais confortável. Os tênis também estarão com novo modelo, assemelhando-se aos de marca. Ao invés de pastas, os estudantes receberão mochilas. “Nós entendemos que são mudanças que farão a diferença, começando pela auto-estima dos alunos”, pontuou Vandir.

E, para recepcionar os alunos no ano vindouro, as 34 escolas e 23 Cemeis – Centros Municipais de Ensino Infantil passarão por reparos e, as que se fizerem necessárias, pintura. Em 2011, os uberabenses ainda receberão quatro Pró-Infância, que já estão em obras, destinadas às crianças de 0 a 5 anos, localizadas nos bairros Morumbi, Maracanã, Parque dos Girassóis e Parque São José. A estimativa é que 600 novas vagas sejam disponibilizadas.

Ainda dentro da programação para 2011, três escolas estarão inseridas no PROUCA – Programa Um Computador Por Aluno. Segundo José Vandir, até o momento já foi estipulado que uma delas será a E.M.Uberaba. Para tanto, a escola será agraciada pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura com 500 netbooks, que ficarão à disposição dos estudantes em tempo integral.  As outras duas, uma periférica e outra na zona rural, serão definidas pelo Departamento Pedagógico juntamente com o de Tecnologia e Informação da Semec. “O critério é priorizar àquelas que já demonstraram desenvoltura com a utilização da informática”, explica o secretário.

O MEC ainda disponibilizará formação dos professores, além da montagem e assistência técnica, uma vez que será necessário criar um ambiente de internet sem fio nas escolas. A Prefeitura ficará a cargo da aquisição dos equipamentos das outras unidades.

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar