WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/11/2010 - PROUCA será implantado em três escolas municipais em Uberaba

Criado pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 12.249 de 10 de junho deste ano, o PROUCA – Programa Um Computador por Aluno, será implantado no próximo ano em Uberaba, em três escolas municipais.
O programa, que é um projeto educacional que engloba tecnologia com inclusão digital, disponibiliza para os alunos um netbook com o conteúdo de todas as matérias de sua grade curricular e internet banda larga com conteúdo restrito, voltado para a Educação e Conhecimentos Gerais. 

Segundo o secretário de Educação e Cultura (Semec), José Vandir de Oliveira, três escolas servirão como piloto no município. Para tanto ficou definido que será uma na área urbana, no caso esta já foi escolhida e será a E.M. Uberaba, outra na periferia da cidade e a terceira na zona rural. “Nosso Departamento Pedagógico juntamente com o de Tecnologia e Informação farão uma análise para a escolha das outras duas. O critério é priorizar àquelas que já demonstraram desenvoltura com a utilização da informática”, explica o secretário, acrescentando que através da experiência realizada com estas escolas será a base de expansão do programa para outras unidades em 2012. 

De acordo com Vandir, a Prefeitura ganhou do MEC – Ministério da Educação e Cultura, os 500 computadores que serão utilizados na E.M. Uberaba, por alunos de 5ª a 8ª série, além da formação dos professores e da montagem e assistência técnica, uma vez que será necessário criar um ambiente de internet sem fio nas escolas. “Ficará a cargo da Prefeitura a aquisição dos netbooks para as outras duas escolas”, pontua o secretário, objetivando que o MEC promoveu uma licitação a nível nacional e os municípios poderão aderir às compras por esta empresa, que devido à quantidade terá um valor mais acessível. “E, esta é a nossa intenção”, afirma.

Vale ressaltar que os equipamentos que estarão a cargo dos alunos possuem um chip e no caso de imprevistos, como furto, a escola bloqueia o aparelho. Para José Vandir, a questão dos alunos estarem “plugados” com o mundo por meio do computador, vai ampliar horizontes de pesquisas e aumentar o interesse dos mesmos. Ele finaliza lembrando que independente do PROUCA, todas as 34 escolas municipais e 23 Cemeis – Centros Municipais de Educação Infantil possuem laboratórios de informática e internet banda larga e que o município está inserido no PDE – Programa de Desenvolvimento da Educação e o “que vier para trazer melhorias e crescimento, Uberaba estará inserido”.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar