WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/07/2009 - Congresso reúne 1,7 mil professores em Uberaba

Congresso de Educação reúne 1,7 mil professores Congresso de Educação reúne 1,7 mil professores Congresso de Educação reúne 1,7 mil professores

Abertos nesta sexta-feira (31) o XV Congresso Regional de Educadores (no Teatro Vera Cruz) e o I Encontro Municipal de Educação Infantil (anfiteatro da UFTM), organizado pelo Departamento de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, tendo como tema central “As políticas públicas de avaliação da educação básica”. Os dois eventos continuam neste sábado (dia 1º) e segunda-feira (dia 3).

O secretário de Educação Marcos Bordon afirma que a formação docente é imprescindível para o êxito de mudanças na educação. Conforme ele, as políticas educacionais neste setor têm avançado, com o intuito de desenvolver ações formativas na perspectiva de uma transformação institucional educativa mais profunda e de qualidade. Para ele, os eventos são espaços importantes de debate cujo tema vai ao encontro da “formação de um educador crítico, reflexivo e comprometido com a aprendizagem de seus alunos”.

Diretora do Departamento de Formação Continuada, a professora Renilda Maria Rosa, observou que pela primeira vez os representantes de sindicatos participam da realização, e mais, afirmou entender a importância deles como órgãos de inteligência com um papel muito mais de parceria, de conquista, do que de contradição. Embora reconheça que a situação do profissional da educação há anos merece mais atenção, Renilda alerta que estas melhorias não se fazem com discursos acalorados, mas com ações e envolvimento de todos, interna e externamente envolvidos com o processo educacional.

O Programa de Desenvolvimento Profissional na Educação em Uberaba, conforme a diretora, inclui três subprogramas: Formação Sistêmica, Tecnológica e à Distancia e formação continuada em serviço; 10 projetos e 72 subprojetos. Cerca de 1,7 mil educadores foram inscritos para o Congresso, que há dois anos deixou de ter participação obrigatória.

Participaram da abertura, líderes sindicais, a superintendente regional de Ensino, Vânia Célia, o presidente da Câmara, Lourival dos Santos, o presidente da Comissão de Educação do Legislativo, professor Carlos Godoy e o líder do prefeito, Cleber Ramos.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar