WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

20/10/2010 - Prefeitura adere ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

Prefeitura adere ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Prefeitura adere ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Prefeitura adere ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

Visando reforçar e ampliar a rede de assistência ao usuário de crack e outras drogas, foi criada em Uberaba uma Comissão de Trabalho que buscará recursos junto ao Ministério da Saúde para investimentos previstos em ações de saúde e assistência social. Os recursos são provenientes de editais e portarias, ligados ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que prevêem, além da oferta de leitos, a ampliação dos serviços de atenção e qualificação de toda a rede.

Os investimentos, conforme dados informativos do Ministério da Saúde, permitirão a habilitação de leitos em hospitais gerais e em comunidades terapêuticas, além da criação de vagas nas Casas de Acolhimento Provisório que vão auxiliar na reinserção social dos dependentes. Serão abertas vagas nos Centros de Atenção Psicossocial para álcool e drogas (CAPsAD) com funcionamento 24 horas - serviço que promove o acompanhamento clínico, o tratamento ambulatorial e a internação de curta duração de pessoas com transtornos relacionados ao uso de crack e outras drogas. Também serão disponibilizados recursos para que o município contrate profissionais da área de saúde mental para reforçar as equipes dos Núcleos de Atendimento da Saúde da Família (NASF).

Na noite da última terça-feira (19), o prefeito Anderson Adauto se reuniu com os secretários de Desenvolvimento Social e de Saúde, Maria Thereza Rodrigues da Cunha e Dr. Valdemar Hial, respectivamente, acompanhados de equipe técnica e pediu empenho ao grupo, visando transformar Uberaba em um município referência no combate às drogas.

De acordo com Hial, com os recursos disponibilizados para a cidade, será criado um CAPS-ADi (Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de crianças e adolescentes com envolvimento em drogas), o CAPS- AD será transformado em CAPS AD III,  uma Casa Transitória será habilitada, serão criados leitos em hospitais gerais e em comunidades terapêuticas (conveniadas com o SUS) e criado um Centro de Capacitação, através da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A secretária Maria Thereza relatou que, com o objetivo de contribuir com as políticas públicas de combate ao crack e outras drogas, o município vai construir quatro comunidades terapêuticas em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. “Com um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, a rede de atenção à saúde mental será ampliada e fortalecida e com a capacitação dos profissionais da saúde e assistência social o município de Uberaba amplia suas ações no combate ao crack e outras drogas”, finalizou Maria Thereza.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar