WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/09/2010 - Prefeitura inaugura escola ambiental no Pacaembu

Prefeitura inaugura escola ambiental no Pacaembu Prefeitura inaugura escola ambiental no Pacaembu Prefeitura inaugura escola ambiental no Pacaembu

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Infraestrutura e Codau, inaugurou neste domingo, dia 19, a primeira escola ambiental de Uberaba.

O projeto, que já está em andamento desde o início do ano letivo, acontece no Pacaembu, na E.M. José Geraldo Guimarães e que agora leva em seu nome uma homenagem a Jacques Cousteau. Militar, oceanógrafo e explorador francês, em suas pesquisas pelo mundo, que incluem viagens ao Brasil, Cousteau demonstrou extrema preocupação com a manutenção do equilíbrio da ecologia e com a preservação das espécies.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito licenciado Anderson Adauto falou aos presentes da satisfação daquele momento acontecer exatamente no bairro Pacaembu, que em seu entender é uma escola comunitária e que conta com verdadeira participação dos moradores. Na oportunidade, Anderson citou as diversas ações que estão sendo potencializadas através do Água Viva, em prol do meio ambiente. “E, para coroar essas ações nós fechamos com uma escola ambiental, por acreditar que uma criança ou um adolescente consciente das vantagens de cuidar do meio ambiente vai preparar um mundo melhor para as gerações futuras”, pontuou o prefeito.

Ele disse que a escola Jacques Cousteau não é somente do Pacaembu, mas trabalhará de forma interativa com as outras escolas do município, se estendendo às estaduais e particulares, que tiverem interesse.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura, José Vandir de Oliveira, o tema “Cuidados com meio ambiente” está na pauta nacional e mundial e todas as escolas devem trabalhar em seus diversos conteúdos. “Aproveitando que o Pacaembu é um local privilegiado, com duas APP’s – áreas de preservação permanentes, nós vamos transformá-las em salas de aulas verdes”, explicou o secretário, ao informar que a escola já funciona com energia solar.

Durante o evento, a diretora de Meio Ambiente, Daniela Fuchs, recebeu das mãos dos alunos da quinta série o “Zé Ecológico”, um mascote feito com materiais recicláveis, que fica como o marco da escola e que, segundo Daniela, também representará a coleta seletiva. A Secretaria entregou para a diretora, Anna Cristina Ribeiro, cartilhas de educação ambiental.

A inauguração ainda contou com apresentações da Orquestra Viola de Ouro, da Fundação Cultural, de poema declamado por aluna, da música “Criança Ecológica” cantada também por estudantes da escola, entrega de certificados de agentes ecológicos, caminhada e passeio ciclístico e feiras diversas sobre meio ambiente. Prefeito Anderson Adauto, que fez o plantio de uma muda, ainda anunciou aos presentes que no período de chuvas serão plantadas em Uberaba 50 mil novas mudas, sendo 5 mil acima de três metros de altura.

E, representando os pais, a também aluna Maria Mônica Borges e a presidente da Associação dos Moradores do Pacaembu, Lúcia Helena Arantes, agradeceram à administração municipal por confiar naquela escola e congratular-los com a benfeitoria.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar