WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

27/08/2010 - Resíduos da arborização urbana são reaproveitados pela prefeitura

Resíduos das podas de árvores e de manutenção de praças e jardins existentes na área urbana de Uberaba serão reaproveitados. Uberaba pode gerar em média 180 toneladas por mês de resíduos. A madeira é aproveitada na produção de adubo e em bancos e mesas para os parques municipais. “Bolachas” e tocos são utilizados em estudos de educação ambiental em algumas escolas públicas, além de servir, em alguns casos, como lenha.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, colocou em funcionamento no Horto Florestal um triturador que corta os galhos em diversos tamanhos. Estes galhos, após serem cortados, são misturados com adubos orgânicos, produzindo no final, a compostagem, que misturado com a terra, forma um substrato que é utilizado para produção de novas mudas de árvores.

As madeiras de grande porte são serradas e se transforma em mesas e bancos para os parques municipais, como Zoológico, Matas do Ipê e do Carrinho.

Este trabalho está previsto no Plano Diretor do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana da Cidade, através da educação ambiental para o verde, que segue três linhas de ação, a redução da geração dos resíduos vegetais, por meio de critérios de podas e escolhas de espécies de árvores adequadas conforme o local de plantio; a valorização ou aproveitamento dos resíduos vegetais, como matéria prima para fabricação de diversos produtos, obtendo o máximo de retorno econômico, social e ambiental; e a disposição final dos resíduos vegetais, que propõe o descarte de forma adequada, em local apropriado e com segurança.
 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar