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Educação e Cultura

27/08/2010 - SAEM indica evolução de 2,17% no desempenho dos alunos da rede municipal

Desde que foi instituída no município em 2006, a Avaliação Sistêmica indica evolução de 17,31% no desempenho dos alunos

Desempenho dos alunos da rede municipal de ensino apresentou evolução de 2,17% na primeira prova do Sistema de Avaliação das Escolas Municipais (SAEM) deste ano, realizada no dia 16 de junho em comparação com junho de 2009. Desde que foi instituída no Município, em 2006, a avaliação sistêmica indica uma evolução de 17,31% no desempenho dos alunos. A média da primeira prova daquele ano foi de 50,70%, enquanto que a média da última prova foi de 59,48%. A Escola Municipal Uberaba foi a que obteve melhor desempenho com média de 67,25%.

As provas do Saem são aplicadas duas vezes por ano, com a exceção para 2006, quando foram quatro. Elas são elaboradas e corrigidas por equipe técnica do Colégio José Ferreira. Na última versão, os testes foram aplicados a 14,8 mil alunos das turmas de 6 anos a 8ª série dos 16,6 mil cadastrados, registrando uma abstenção de 10,71%.

De acordo com o secretário de Educação, José Vandir de Oliveira, o quadro apresenta significativa evolução. O número de alunos com nota máxima nas provas aumentou em mais de 400% saltando de 244 alunos na primeira avaliação para 979 na prova aplicada em junho deste ano. No mês de setembro, a secretaria realiza a entrega de diplomas a estes alunos e sorteia prêmios entre eles como forma de incentivo. 
Outro dado positivo destacado pelo Secretário de Educação é o fato de todas as escolas terem obtido média de aproveitamento de seus alunos superiores a 53,6%.

O melhor desempenho foi da Escola Municipal Uberaba, com média de 67,25%, seguida da Escola Municipal Madre Tereza Georgina (65,73%), Totonho de Moraes (64,5%), Celina Soares (64,41%) e Frei Eugênio (63,58%).

Na comparação com a avaliação de junho de 2009, apresentaram desempenho negativo somente as turmas de 8 anos (10,7%) e a 5ª série (6,49%). De acordo com José Vandir, o número indica a necessidade de adoção de medidas nessas etapas da educação para a melhoria do aprendizado dos alunos para que o SAEM possa alcançar o seu principal objetivo que é de indicar onde há deficiências para que elas sejam corrigidas. O melhor desempenho foi apontado nas turmas de 7ª série com evolução de 16,61%.

Para Cristiano Arruda, professor do Colégio José Ferreira e coordenador da avaliação, vale ressaltar que a avaliação permite dados individualizados dos alunos e não por amostragem, o que possibilita que cada escola trabalhe em cima da situação específica do estudante.

Angela Mairink, chefe de Gabinete, ainda acrescenta que os pais também têm acesso a este diagnóstico através do boletim, que pontua a nota e a classificação do mesmo perante a turma, a escola e a rede. “Além disso, os responsáveis, por meio do nosso telemarketing, recebem uma ligação falando da desenvoltura do aluno”, acrescenta Mairink.

Prefeito em exercício, Paulo Mesquita, salientou a importância do professor no aprendizado e agradeceu a eles, em nome da administração municipal, pelo trabalho desenvolvido.
O próximo SAEM acontece no dia 10 de novembro e tem como tema “Biodiversidade: Cuidando do Planeta Terra”.
 

 
 
 

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