WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/07/2010 - XVI Congresso de Educadores de Uberaba envolverá cinco locais nesta sexta-feira

  

Teve início nesta quinta-feira (29), o XVI Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, que contou até o momento com a participação de todos os 1.500 inscritos. O Congresso foi aberto com a participação musical dos professores do Projeto Jovem Músico, desenvolvido pelo Departamento Cultural da Secretaria de Educação, que interagiram com a platéia durante a apresentação de quatro canções da Música Popular Brasileira.

“Estamos obtendo o aproveitamento máximo de todas as palestras. Todos os inscritos estiveram presentes e estão aproveitando a oportunidade e retirando suas dúvidas, e esperamos que nos próximos dias de congresso possamos manter o excelente nível”, relata a diretora do Departamento de Formação Continuada, Renilda Maria Rosa, responsável pela organização do evento.

No segundo dia de congresso, sexta-feira (30), os eventos serão realizados em cinco lugares. Um será na Fundação Logosófica de Uberaba, onde serão tratados temas voltados para a educação infantil, de 0 a 5 anos. Na parte da manhã serão realizadas palestras com os temas “A estimulação precoce e sua importância na prevenção de dificuldades de aprendizagem na educação infantil”, ministrada por Sabrina Ferreira de Oliveira e “A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil”, realizada por Carlos Alberto de Queiroz Júnior. Na parte da tarde ocorrerão apresentações culturais e as palestras “O TDAH e o tipo desatento em sala de aula: Estratégias e intervenções na educação infantil”, por Eloísa Helena do Amaral, e “O papel da escola e da família no desenvolvimento infantil: Ações preventivas”, feita por Maria Regina Basílio Teodoro dos Santos.

Já no Cine Teatro Vera Cruz, as palestras serão voltadas para alfabetização, de 6 a 10 anos e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Onde na parte da manhã acontecerão palestras como “Dislexia: Conhecimentos e ações estratégicas no processo ensino e aprendizagem”, realizada por Alfredo Leboreiro Fernandez e “O TDAH e o tipo desatento em sala de aula: Estratégias e intervenções na alfabetização”, por Eloísa Helena do Amaral. Na parte da tarde terá apresentação cultural e a palestra “Indisciplina versos motivação e afetividade”, realizada por Maria Célia Borges.

Na Associação Comercial e Industrial de Uberaba – ACIU serão ministradas palestras sobre o ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries e EJA. Na parte da manhã ocorrerão apresentações culturais e as palestras “A importância da música no processo ensino e aprendizagem”, por Mário Jaime Costa Andrade (Majaca) e Carlos Perez e “Indisciplina versos motivação e afetividade”, por Maria Célia Borges. Na parte da tarde também ocorrerão apresentações culturais, seguidas pela palestra “Dislexia: Conhecimentos e Ações Estratégicas no processo ensino e aprendizagem”, ministrada por Alfredo Leboreiro Fernandez.

E ainda na sexta-feira (30), no Centro Municipal de Educação Avançada Cairo Theodoro Baptista – Cemea Abadia, os temas serão referentes aos profissionais de educação física. Na parte da manhã ocorrerão apresentações culturais e as palestras “Educação Física escolar: A motivação do professor nas ações pedagógicas como elemento facilitador no processo ensino e aprendizagem dos alunos com dificuldades na aprendizagem”, realizada por Luiz Antônio Silva Campos (Monó) e “A importância da psicomotricidade no processo da aprendizagem dos alunos com distúrbios e transtornos de aprendizagem”, por Janaina Pessato Jerônimo. Na parte da tarde ocorrerão apresentações culturais e uma mesa-redonda e relatos de experiências, com a questão “Como promover a inclusão dos alunos com dificuldades de aprendizagem, por meio do esporte educacional?”, mediada pela diretora do Departamento de Formação Continuada da Secretaria de Educação, Renilda Maria Rosa. 

E por último, no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba, as palestras serão voltadas para gestores e equipe escolar, diretores, vice-diretores e pedagogos. Na parte na manhã, terão apresentações culturais e palestras como “O papel da escola nos problemas de aprendizagem e conduta escolar”, ministrada por Selma Amui, seguida de uma mesa-redonda com o tema “A ação da equipe dirigente frente a temáticas das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem – Relatos de Experiências”, mediada por Renilda Maria Rosa.

Na parte da tarde também ocorrerão apresentações culturais e depois as palestras “Estresse versos rendimento escolar: Diagnóstico e intervenção”, feita por Flávia Nasciutti e “O processo ensino e aprendizagem: Problemas e soluções possíveis – Relato de uma Gestão Exitosa na Inglaterra”, ministrada por Phil Hawkins, da Inglaterra.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar