WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/07/2010 - Pacaembu terá a primeira Escola Ecológica de Uberaba

Visando à preservação do meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Uberaba, através das secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Educação e Cultura e Infraestrutura, em parceria com o Codau, reestruturarão a escola José Geraldo Guimarães, para torná-la a primeira escola ecológica de Uberaba.

A inauguração oficial será realizada no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. A escola ecológica será chamada de Jacques Cousteau em homenagem ao militar, oceanógrafo e explorador francês, que em suas pesquisas pelo mundo, que incluem viagens ao Brasil, demonstrou extrema preocupação com a manutenção do equilíbrio da ecologia e com a preservação das espécies.

O projeto já está em andamento na escola José Geraldo Guimarães, no bairro Pacaembu, desde o início do ano letivo, onde os trabalhos estão evoluindo gradativamente. A escola possui 40 agentes mirins, que são alunos do ensino fundamental, responsáveis em divulgar o cuidado com o meio ambiente, servindo de interlocutores entre os alunos e a comunidade. Os agentes mirins realizam trabalhos como coleta seletiva e oficinas com material reciclável.

A escola já possui uma sala verde e uma Área de Preservação Permanente – APP, onde serão desenvolvidas aulas práticas em que o aluno poderá conviver diretamente com o meio ambiente.

Para a implantação da escola ambiental serão realizadas obras de adequação para torná-la ecologicamente correta. Será feita a implantação de coletores de água da chuva, criada uma trilha ecológica para os alunos e uma biblioteca verde. E será feito um trabalho de arborização, com plantas do cerrado, onde serão desenvolvidas atividades para preservação. A escola já funciona com energia solar.

Na próxima segunda-feira, dia 26, será realizada uma visita à CBMM, em Araxá, para coletar informações de como catalogar as diversas espécies de cerrado. Segundo o secretário de Educação, José Vandir de Oliveira, a intenção é desenvolver um trabalho consciente, minimizando os danos ambientais que sofrerão as gerações futuras. “É a partir da educação, desde criança, que os hábitos se formam, possibilitando uma reeducação cultural”. O plano, segundo o secretário, é futuramente desenvolver este trabalho em toda a rede municipal. Uma parceria já está selada com o Centro de Educação Ambiental – CEA, da Univerdecidade, onde serão desenvolvidas palestras e trabalhos com a fauna e flora local.

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar