WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/06/2010 - Francine Cousteau visita Parque da Cidade

Francine Cousteau visita Parque da Cidade Francine Cousteau visita Parque da Cidade Francine Cousteau visita Parque da Cidade

Francine Cousteau, presidente internacional da Fundação Jacques Cousteau, conheceu na manhã desta sexta-feira (18) as instalações do Centro de Educação Ambiental (CEA) no Parque da Cidade. A visita fez parte da programação oficial em Uberaba que incluiu, na noite de quinta-feira, a assinatura de termo de cooperação cultural entre Instituto Unesco-Hidroex, Fundação Cousteau, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Universidade de Minas Gerais e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

No CEA, a francesa Cousteau, viúva do oceanógrafo e explorador Jacques Cousteau, participou da assinatura do projeto de lei encaminhado para a Câmara de Uberaba em que cria a Escola Ecológica Jacques Cousteau, no âmbito da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, no Residencial Pacaembu. Na oportunidade a Secretaria Municipal de Educação fez apresentação das atividades já desenvolvidas na Escola Ambiental, que funcionará como referência para a formação de cidadãos a partir de práticas ambientais. O projeto prevê formação de Agentes Ambientais Mirins; Oficinas e Biblioteca Ambiental, além de Estação Climatológica, entre outras ações planejadas.

A Chefe de Gabinete, Angela Mairink, presenteou Francine Cousteau com um livro que relata a história do município, fotos e uma medalha de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. A primeira dama relatou que o governo municipal tem feito muitos esforços para trabalhar a favor das questões ambientais e o Parque da Cidade serve de exemplo desta determinação em preservar e recuperar áreas degradadas. Ela citou também a política voltada para a preservação do patrimônio histórico.

Francine relatou que a Fundação Jacques Cousteau há 30 anos trabalha com a Unesco e promove uma iniciativa de educação interdisciplinar, relacionando o meio ambiente com desenvolvimento sustentável em longo prazo. Deputado Nárcio Rodrigues lembrou que o CEA será equipado com recurso de emenda parlamentar encaminhada por ele junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

A viúva do comandante Jacques Cousteau também recebeu das mãos do presidente do Codau, Roberto Velludo, um exemplar da revista da autarquia. Na primeira página da publicação está impressa a frase do capitão Cousteau: ‘É uma lei da natureza: os homens se congregam onde as águas convergem’.

Participaram do evento no CEA, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Alberto Portugal, o presidente do Instituto Unesco Richard Albert Meganck, o vereador João Gilberto Ripposati, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara e o Secretário de Educação, José Vandir.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar