WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/06/2010 - Francine Cousteau cumpre agenda em Uberaba

Instituto UNESCO-HidroEX, Fundação Cousteau, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Universidade de Minas Gerais e UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro assinam nesta quinta-feira (17), às 19h, no Anfiteatro do Centro Administrativo Municipal, o termo de cooperação cultural e protocolo de intenção da implantação do Curso de Ecotecnia, para campus UFTM Frutal e do Espaço para as Águas “Jacques Cousteau”. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Uberaba, terá a participação de Francine Cousteau, viúva de Jacques Cousteau.

Na sexta-feira (18), Francine visita o Centro de Educação Ambiental, no Parque da Cidade (Univerdecidade), onde na oportunidade a Secretaria Municipal de Educação lançará um programa ambiental levando o nome de “Jacques Cousteau”.

Jacques Cousteau - Militar, oceanógrafo e explorador francês (11/6/1910-25/6/1997). Nasceu em Saint-André-de-Cubzac. Entrou para a Marinha francesa e chegou ao posto de capitão-de-corveta, em que recebeu treinamento de piloto. Desenvolveu veículos subaquáticos e, juntamente com o engenheiro Émile Cagnan, inventou o aqualung, cilindro portátil de ar comprimido para usar debaixo d'água.

Criou também a câmera de TV submarina e o escafandro autônomo. Seus estudos são fundamentais para a exploração de petróleo no mar do Norte e para a pesquisa dos hábitos de muitas espécies de animais. Com a câmera que inventou, registrou em inúmeros filmes, como a série O Mundo Submarino de Jacques Cousteau, suas viagens a bordo do barco Calypso, do qual se tornou comandante em 1950.

Fez vários documentários de longa-metragem, entre eles O Mundo do Silêncio (1955), co-dirigido pelo cineasta Louis Malle. O filme ganhou o prêmio Oscar da Academia de Hollywood e a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

Outro documentário seu, O Mundo sem Sol (1964), também foi premiado com o Oscar. Em suas pesquisas pelo mundo, que incluem viagens ao Brasil, demonstrou extrema preocupação com a manutenção do equilíbrio da ecologia e com a preservação das espécies.

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar