WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/07/2009 - Alunos das escolas municipais passam pelo primeiro Saem deste ano

Cerca de 18 mil alunos, de 6 anos à 8ª série do ensino fundamental, passam nesta quarta-feira, dia 08, pelo primeiro Saem, Sistema de Avaliação das Escolas Municipais, de 2009.

Com o tema “Água – Uso Consciente, Recurso Permanente”, a avaliação tem caráter interdisciplinar e abrangerá os conteúdos de português, matemática, história, geografia e ciências.

Segundo o secretário da pasta de Educação e Cultura (Semec), Marcos Juliano Bordon, as 32 unidades escolares envolvidas na avaliação recebem a visita dos técnicos da secretaria e a comunidade terá participação importante no processo. “Os pais vão nos ajudar a organizar e ao mesmo tempo fiscalizar o andamento da avaliação em um todo, para assegurar a lisura que queremos dar a esse processo”, pontua Bordon.

As provas são aplicadas numa parceria com o Colégio Cenecista José Ferreira, que produz e corrige o material.O Saem foi instituído pelo município em 2005, por determinação do prefeito Anderson Adauto, como forma de avaliar o ensino e a aprendizagem dos alunos durante o ano letivo.

O secretário Marcos Bordon ainda salienta que o sistema de avaliação é a política pública mais importante dentro da Secretaria de Educação. “É baseada nela que criamos nossas diretrizes e projetos de intervenção e, assim, podemos verificar onde estamos conseguindo ou não avançar”, explica Marcos.

Dados da Semec mostram uma expressiva melhoria nos resultados conquistados pelos estudantes.

Na última avaliação, ocorrida em novembro do ano passado, 835 alunos conseguiram nota máxima. O índice de crescimento médio geral, se comparado com os dados de 2007, somam 16,31% em 2008.

E para este ano, a expectativa é que esses números possam ser superados. Em sete avaliações, desde 2005, o índice de crescimento médio da educação foi de 25%.

O Sistema de Avaliação das Escolas Municipais acontece duas vezes por ano, no término do primeiro e do segundo semestre.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar