Prefeitura Servi�os Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo

Você está em: Prefeitura Municipal de Uberaba > Prefeitura > Secretaria Municipal de Educação e Cultura > A educação no município > Escolas de Ensino Superior

Escolas de Ensino Superior

UFTM

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM é uma instituição pública que se localiza na cidade de Uberaba, Minas Gerais, antes denominada (Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – FMTM - e transformada, no ano de 2005, em Universidade, por meio do Decreto do Governo Federal. A Universidade é considerada a 8° melhor do Brasil e está entre as 20 melhores da América Latina
Os cursos atualmente ministrados são: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Psicologia, Química, Serviço Social, Terapia Ocupacional.
 A Universidade Federal do Triângulo Mineiro oferece, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, dezenove Programas de Residência médica em diversas especialidades e dois cursos de Especialização. Em nível de Pós-Graduação Strito Sensu, criou, em 1987, o curso de Pós-Graduação Mestrado em Patologia Humana e, hoje, oferece Mestrado e Doutorado em Patologia (com 05 áreas de concentração) e em Medicina tropical e Infectologia (com 02 áreas de concentração). Desde 1987, é oferecido o Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Tropical com 10 vagas anuais, onde são recebidos alunos de toda a América Latina. Em função da alta demanda e buscando a concretização da sua proposta de ampliação das atividades de ensino na área de saúde, em 1990, a UFTM obteve autorização para criar o CEFORES - Centro de Formação Especial em Saúde, com o objetivo de formar técnicos para atuarem em serviços de saúde. Atualmente oferece cinco cursos técnicos.

Mais informações: http://www.uftm.edu.br/


UNIUBE

A trajetória da Uniube - Universidade de Uberaba- teve início em 1947, quando foi criada a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em 1972, a Instituição foi transformada em Faculdades Integradas, estrutura mantida até ser reconhecida pelo MEC - Ministério da Educação - como Universidade, em 1988. Hoje, a Uniube possui campus em Uberaba e Uberlândia, e mantém 42 cursos de graduação, muitos deles com oferta também na modalidade de Educação a Distância incluindo os tecnológicos de curta duração. O programa de pós-graduação inclui dois mestrados recomendados pela Capes - Educação e Odontologia - e especializações em diferentes áreas.
Os cursos de graduação atualmente ministrados são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura Plena), Ciências Contábeis, Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo), Comunicação Social (Habilitação em Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Habilitação em Relações Públicas), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia  Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Licenciatura em Letras, Matemática, Química e Educação Física, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia Automobilística, Tecnologia de Produção Sucroalcooleira, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão em Biotecnologia, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais (Gestão de Agronegócios), Terapia Ocupacional e Turismo.
 

Mais informações: http://www.uniube.br

FCETM

A Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro - FCETM é uma faculdade de caráter privado. Foi criada no ano de 1966 e possui cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis.
Pós-Graduação
M.B.A. - Gestão Empresarial, Marketing e Estratégias de Mercado, Auditoria e Contabilidade, Controladoria e Finanças, Administração de Recursos Humanos.

Mais informações: http://www.fcetm.br/


FAZU

A história da FAZU começa em 1973, quando a ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu percebeu a necessidade de formação de profissionais especializados em zebutecnia, e instituiu a Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias – FUNDAGRI, entidade sem fins lucrativos, destinada a criar e manter cursos superiores no setor das ciências agrárias. Em 1975, a FUNDAGRI criou a Faculdade de Zootecnia de Uberaba - FAZU.
Há 35 anos, a FAZU forma profissionais capazes de atender à demanda do mercado na área de Ciências Agrárias e há 10 anos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Sociais Aplicadas.
Os cursos de graduação atualmente ministrados são: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Letras Português/Inglês e Português/Espanhol – Licenciatura, Secretariado Executivo Bilíngue, Sistemas de Informação, Zootecnia.
Os cursos de pós-graduação atualmente ministrados são: Controle de qualidade na indústria de alimentos, Julgamento de raças zebuínas, Manejo de pastagem, Nutrição e alimentação de ruminantes e Processamento na indústria sucroalcooleira.

Mais informações: http://www.fazu.br


CESUBE

Por alguns imprevistos, o convênio entre a FEU/FUMESU – UFU foi desfeito, formando apenas duas turmas de cada curso. Contudo, a perseverança de seus idealizadores, manteve suas portas abertas e, em 1999, um novo vestibular foi realizado. No ano passado, a FEU tornou-se CESUBE – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA. Hoje oferece diversos cursos – Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Educação Artística, Educação Física, Engenharia Civil Geografia e Pedagogia – a preços mais acessíveis à população. Seus alunos dobraram em número e os resultados positivos na comunidade já são vistos por todos. O mais importante nisso tudo é a transformação social que está promovendo.
Os cursos de pós-graduação atualmente ministrados são Educação Infantil, Ciências Sociais: educação, sociedade e cidadania, Doenças infecciosas e parasitárias, Psicopedagogia Institucional; Arte, cultura e história; Ensino de Geografia: recentes avanços, novas abordagens; Gestão Ambiental.

Mais informações: http://www.cesube.edu.br/


IFTM Campus Uberaba

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro  - Campus  Uberaba (IFTM Campus Uberaba) criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei nº 11.892, é uma Instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.

Cursos superiores oferecidos:

Graduação: Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Biológicas, Zootecnia e Engenharia Agronômica.
Técnicos

Cursos técnicos concomitantes com o Ensino Médio: Técnico em Agricultura e em Zootecnia e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. 

Pós-graduação Lato Sensu: Gestão Ambiental, Saneamento Ambiental e Sociologia e Filosofia da Educação.

Pós-graduação Stricto Sensu: Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com as seguintes linhas de pesquisa: Segurança alimentar e meio ambiente e Desenvolvimento e tecnologia de novos produtos alimentícios.

Mais informações: www.iftm.edu.br


UNIPAC

A UNIPAC está presente em mais de 100 cidades mineiras, subdivida em campi e Rede de Faculdades Isoladas de Educação e Estudos Sociais, com mais de 57 mil universitários, oferecendo mais de 200 cursos de graduação. Conta, ainda, com o Ensino Fundamental, Médio, Pós-Graduação Lato Sensu  nas diversas áreas do conhecimento. E Stricto Sensu em Administração, Comunicação e Tecnologia, Direito e Educação e Sociedade.
São oferecidos 10 cursos de graduação nas áreas sociais aplicadas, humanas e exatas: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial, Letras, Logística, Pedagogia, Processos Gerenciais, Publicidade e Propaganda e Serviço Social.

Mais informações: http://www.unipacdeuberaba.edu.br/


FACTHUS

A Instituição iniciou suas atividades no ano de 2004, com graduações em Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia e, posteriormente, teve mais dez cursos autorizados: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação e Terapia Ocupacional.

Mais informações: http://www.facthus.edu.br/


UNOPAR

A Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) é uma instituição de ensino superior brasileira estabelecida inicialmente no norte do Estado do Paraná, de caráter privado, fundada em 17 de fevereiro de 1972. Atende atualmente a todo o país por meio do ensino a distância.

Mais informações: http://www.unoparvirtual.com.br/


CEU – Centro Educacional de Uberaba

Oferece, além do Ensino Regular, cursos técnicos: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Administração e Técnico em Edificações.
Em parceria com as instituições de ensino superior (ESAB, Gama Filho, UNISA, UNINTER e UNIGRAN), disponibiliza cursos em nível de graduação e pós-graduação.
 


 

Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Desenvolvido por: Codiub