Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada

Você está em: Prefeitura Municipal de Uberaba > Prefeitura > Fundação Cultural > Histórico

Histórico

Criada havia 32 anos, no dia 9 de junho de 1981, através da Lei Municipal nº 3.130, no governo do ex-prefeito Silvério Cartafina, a Fundação Cultural de Uberaba começou suas atividades dois anos depois, no dia 25 de março de 1983, inaugurando sua primeira sede, com a apresentação de uma coletiva de pintores uberabenses.

Desde então, a Fundação Cultural realizou grandes trabalhos em prol da cultura em Uberaba, como a criação do Circo do Povo em 1983, do Arquivo Público em 1985, do Museu de Paleontologia em 1986, da reforma da Igreja Santa Rita criando o Museu de Arte Sacra em 1987, da Escola de Viola que já se multiplicou e produziu a Orquestra de Viola, a sede do Teatro Experimental de Uberaba “Augusto César Vanucci”, do Museu de Arte Decorativa (Mada), entre outras criações. A Fundação Cultural também realiza o Carnaval, Festival de Folias de Reis, a Festa de 13 de Maio, e Projeto Circo do Povo e o Festival Nacional de Catira.

Ao longo dos anos, a Fundação Cultural de Uberaba se transformou em um dos maiores agentes culturais da cidade, tendo como principais objetivos promover a cultura e atuar como agente facilitador para a produção cultural da cidade, e estimular a cultura como fator de desenvolvimento e inclusão social. Ao mesmo tempo, atua no campo da sensibilização, agindo diretamente na formação dos indivíduos e fazendo da arte uma rica fonte de educação e aprendizagem.

A co-gestão da formulação e execução dos projetos é desempenhada pelo Conselho Deliberativo da Fundação que acompanha e participa da administração, e do Conselho Fiscal, garantindo uma administração sob princípios de democracia destacando a transparência e o diálogo com as classes artísticas.


OBJETIVOS

A  Fundação Cultural de Uberaba tem como principais objetivos executar a política de apoio à cultura, formular, coordenar e executar programas de incentivo às manifestações artístico-culturais, estimular a pesquisa da arte e da cultura, apoiar instituições culturais públicas e privadas, incentivar a produção e a divulgação de eventos culturais, integrar a comunidade a ações culturais e formar políticas públicas para a cultura.

Para formar estas políticas públicas, a Fundação Cultural está realizando escuta com todos os artistas, através do #dialoga Uberaba para levantar as demandas e sugestões de cada segmento, em uma ação pioneira na atual administração.

Com funcionários capacitados para suas funções, a Fundação tem como objetivo principal o de zelar pelo patrimônio histórico, artístico e cultural, resgatar, preservar e divulgar as tradições culturais, o folclore, a memória; investir na formação, criação, produção e difusão da cultura em todas as suas áreas. Para isso, trabalha em conjunto com a sociedade, mantendo parcerias com a iniciativa privada.


AÇÕES

Sob responsabilidade da Fundação Cultural de Uberaba estão estruturas como o Museu de Arte Sacra, Museu de Arte Decorativa, Teatro Experimental de Uberaba, Cine Teatro Vera Cruz. Atenta às necessidades da sociedade, a Fundação Cultural realiza e apoia ações contínuas ou pontuais, que visam atender às demandas de atividades culturais para Uberaba.

O envolvimento da sociedade local é ampliado através do Conselho de Patrimônio Histórico (Conphau), um departamento específico de organização e disseminação de ações para a proteção e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural envolvido com as ações direcionadas à preservação conservação e divulgação da memória social de Uberaba. A co-gestão da formulação e execução dos projetos é desempenhada pelo Conselho Deliberativo da Fundação que acompanha e participa da administração, e do Conselho Fiscal, garantindo uma administração sob princípios de democracia destacando a transparência e o diálogo com as classes artísticas.

Dentre os projetos desenvolvidos pela Fundação Cultural, várias oficinas nas áreas de teatro, artes visuais, dança, artesanato, arte afro-brasileira, viola e música são promovidas pelo Departamento Cultural da Instituição. A Fundação realiza  projetos semanais como a “Feira de Arte e Cultura”, e o já consagrado “Domingo Cultural” que acontece no Mercado Municipal. São projetos fixos com proposta de valorizar os artistas uberabenses e intensificar a formação de público para a cultura.

Na administração do Governo Paulo Piau, a cultura terá lugar de destaque, com objetivo de valoriza os talentos, as artes, os espaços artísticos de Uberaba e realizar uma política séria de planejamento, incentivo, integração e financiamento para organizar e melhorar o setor.

Um dos itens da cultura que o atual governo irá trabalhar será o de investimentos em ações que resgatem e valorizem a cultura popular, como as Folias de Reis, Congados e Moçambiques, Afoxé, catira e outras manifestações populares. Também prevê a implantação do Sistema Municipal de Cultura, com a elaboração de plano, efetivação de fundo e atuação sistemática do Conselho de Cultura. Criar a Escola de Arte e Cultura para a profissionalização e o aprimoramento dos artistas de Uberaba, visando a formação técnica dos novos talentos dos diversos projetos e segmentos.

A Fundação Cultural também irá melhorar a infraestrutura dos espaços comunitários para a realização de eventos de cultura, ampliando o acesso da população e estimulando ações culturais nos locais alternativos, além de criar o Centro Cultural Municipal para expandir e preservar as diversas manifestações culturais. Também neste governo está prevista a revisão do percentual de recursos destinados à cultura visando a ampliação das ações socioculturais e rever a Lei Municipal de Incentivo Cultural, e a implantação a Orquestra Municipal de Uberaba.

Outros projetos será a realização do Salão de Artes Plásticas de Uberaba divulgando os artistas plásticos de Uberaba e região, fazendo do espaço referência nacional e ponto turístico, e articular a implantação, em Uberaba, de graduação voltada para a formação superior em biblioteca, arquivologia e patrimônio histórico.

 

Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Desenvolvido por: Codiub