WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Controladoria

28/05/2021 - Governo Municipal inicia tratativas para participar de programa da CGU de combate à corrupção

Membros da Controladoria-Geral do Município (CGM) de Uberaba e da superintendência em Minas Gerais da Controladoria-Geral da União (CGU) reuniram-se nesta semana, de forma remota, para dar início às tratativas da inserção de Uberaba no “Time Brasil”.

Criado em 2019, o programa da CGU auxilia estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção. O programa possui três pilares: integridade, transparência e participação social. A adesão do Município é voluntária.

Do Executivo, participaram a controladora adjunta do Município, Júnia Camargo, e a assistente em administração Luciana Maluf. Do outro lado, estiveram o chefe do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (Naop) da CGU/MG, Márcio Almeida, e a auditora federal Tatiane Pires.

Esse foi o primeiro encontro entre os grupos, onde foram discutidos o funcionamento e objetivos do programa. Conforme adiantou a controladora adjunta do Município, o próximo passo é fazer uma autoavaliação. “A partir desse diagnóstico e da nossa realidade, vamos elaborar, sob orientação, um Plano de Ação seguindo os eixos do projeto”, explicou Júnia. Os aspectos levantados no Plano de Ação serão objeto de melhorias, que contarão com apoio técnico da CGU por até dois anos.

A ideia da adesão surgiu da necessidade de ampliar os mecanismos de combate à corrupção e fomentar a transparência e integridade no âmbito do serviço público municipal, comentou a controladora adjunta. “O aceite da prefeita Elisa demonstra o compromisso do Governo com as boas práticas de governança”, destacou.

Para o chefe do Naop da CGU/MG, a participação de Uberaba no programa será extremamente valiosa. “Considerando a sua relevância no estado de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, além da importância do Município em diversas áreas, Uberaba pode tornar-se, também, uma referência positiva e significativa no que diz respeito a boas práticas de gestão pública”, pontuou Márcio.

O Termo de Adesão ao programa deve ser assinado pela prefeita de Uberaba ainda neste semestre, após a instituição formal de um Grupo de Trabalho (GT).

 
 
 

Outras Notícias: Controladoria



Voltar