WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

100 Dias de Governo

13/04/2021 - 100 dias: Secretaria do Agronegócio intensifica parcerias em benefício do homem do campo

Com prioridade número um para os pequenos produtores da Agricultura Familiar, em dois meses e meio de caminhada tendo uma mulher à frente da Prefeitura de Uberaba, a Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) pôde demonstrar a força do agro no nosso município e atuar ainda mais pelo seu fortalecimento. 

Os primeiros passos em janeiro, conta o titular da Pasta, José Geraldo Borges Celani, começaram pela reestruturação da casa. Na Sagri, 90% dos cargos de chefias foram ocupados por servidores efetivos, sendo o próprio secretário uma prova disto. O zootecnista Celani tem mais de 25 anos dedicados ao homem do campo através da Prefeitura de Uberaba.


Com uma equipe eminentemente técnica, mesmo com a pandemia, os trabalhos começaram a gerar resultados no meio rural. Antes, porém, o atual secretário fez questão de voltar o controle da frota de tratores para o Departamento de Produção Agropecuária, determinou a recuperação de metade dela (sem condições de uso) e com apoio da Polícia Militar, recuperou implementos agrícolas emprestados de maneira indevida pela administração anterior.


Um dos focos nestes dois primeiros meses do ano, até em razão das chuvas, tem sido para a manutenção dos 5.500 quilômetros de estradas vicinais do Município. Neste período, todas as agrovilas e demais localidades rurais receberam algum tipo de melhoria. Seja a liberação de pontos críticos, tapa buracos, e mesmo nivelamento dos leitos das estradas. "Tudo isto, acentuou o secretário, com intuito de dar o retorno digno aos nossos produtores, para que eles possam escoar a atual safra agrícola, sua produção de leite e de hortifrutigranjeiros, dentre outras".


Aliás, também nesta área de manutenção, neste pequeno espaço de tempo, a Sagri pôde construir ou recuperar seis pontes nos seguintes córregos: dos Pintos, Manhoso, São Pedro, das Lajes, do Ouro e das Toldas. Uma sétima ponte, em concreto armado, está em construção sob o ribeirão Águas Emendadas, região do Assentamento Dandara.  


É bom ressaltar que em alguns destes trabalhos de melhorias de estradas e recuperação de pontes, enfatizou o titular do Agronegócio, a Prefeitura contou e espera continuar contando com parcerias importantes, ora de fazendeiros, ora das usinas de álcool. Também, através de parceria com o setor sucroalcooleiro, Celani espera retomar no período da seca a construção das chamadas Estradas Ecológicas. “A sistemática consiste na elevação do graid, dando maior durabilidade à estrada e evitando degradar o meio ambiente,” relatou.


Por falar em parcerias com os segmentos do meio rural, em fevereiro, a Secretaria do Agronegócio retomou a tradicional reunião de estimativa da Safra Agrícola, cujo Conselho Gestor é composto por representantes do órgão municipal, da Emater, Embrapa, IBGE, Epamig, Certrim, ABCZ, Sindicato Rural, Banco do Brasil e Conab. “A soma de informações é fundamental na previsão correta da produção”, avaliam os técnicos da Pasta lamentando a sua interrupção no governo passado. 


E olha que os números atuais são alvissareiros. Em 85,7 mil hectares de lavouras de soja, a expectativa é de que Uberaba colha 331.500 toneladas de grãos. Já o milho a área do cultivar é de 25 mil hectares e produtividade esperada na casa dos 9 mil quilos por hectare, enquanto que o trigo do cerrado deverá plantar, em abril, 6 mil hectares e colher 17.850 toneladas.


Só de cana-de-açúcar, dados da primeira reunião de safra apontam para 107 mil hectares plantados e 13 mil em formação, numa produção estimada de 8,7 milhões de toneladas, que coloca Uberaba como um dos três municípios maiores produtores do Brasil. Além disto, o Município dispõe de 302 pivôs centrais, responsáveis pela significativa produção de cenoura, batata, beterraba, milho e trigo arrigados e feijão. 

Outros trabalhos continuam ativos no campo, capitaneados pelos diversos técnicos da Sagri. Só o programa de Preparo de Solo executou 469 horas de trator, nestes primeiros 75 dias de 2021. A ação beneficia centenas de produtores da Agricultura Familiar, que colaboram pagando valor acessível da hora máquina. Tem ainda as assistências do Programa de Produção de Leite a Pasto e o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) do Governo Federal, com o fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros para a merenda escolar. 


Também nesta linha, apesar da gestão a cargo da Associação de Produtores, os profissionais da PMU seguem assistindo a criação e abate de frango caipira no Miniabatedouro de Aves, em São Basílio. Projeto, conta José Geraldo Celani, idealizado por técnicos da Pasta e que, transformado em realidade, é modelo para centenas de municípios brasileiros. “Investimento significativo (bancado por emenda parlamentar do então deputado Adelmo Carneiro), que assegura às comunidades no campo, aliada a produção voltada para a vocação da localidade,  produto de qualidade e procedência através do selo de inspeção municipal”, destacou.


O secretário do Agronegócio ressaltou que, também com apoio de emendas parlamentares, novos projetos darão fomento aos pequenos produtores. “São eles: de aquisição de insumos agrícolas e o de montagem de uma queijaria na Comunidade Mata da Vida. Ambos contam com emendas do deputado federal Franco Cartafina, totalizando R$200 mil e contrapartida da Prefeitura. O primeiro, já com empresa vencedora de licitação, vai beneficiar 200 agricultores com 695 sacas de adubo para correção do solo, e o projeto da queijaria tornará realidade o sonho de produtores da bacia leiteira da Mata da Vida de ter ali uma pequena indústria de laticínios.” 


Já no perímetro urbano, tão importante quanto no campo, a Secretaria do Agronegócio vem intensificando ações para dinamizar as feiras livres, o Mercado Municipal e a unidade da Ceasa. As expectativas são as melhores possíveis, contou o secretário Celani, que numa destas visitas acompanhou reunião da prefeita Elisa Araújo com os permissionários do Mercadão. Além da restauração do prédio, cujo financiamento terá que ser retomado junto ao Banco do Brasil, Elisa garantiu passar para os comerciantes do Mercado Municipal, o mais breve possível, o condomínio daquele ponto turístico e supervisão do Poder Público.


Na unidade da Ceasa, as atividades incluíram desde uma limpeza geral, no entorno das instalações, como o recadastramento dos produtores que comercializam na “pedra” e o cadastro dos carregadores de mercadorias, que agora dispõem de crachá de identificação. Além disto, com a nova lei do perímetro, foi deflagrada fiscalização no comércio varejista da cidade, tanto no sentido de valorizar a produção de hortifrutigranjeiros no Município como de melhorar a arrecadação do Valor Adicionado Fiscal (VAF). Outra medida na Ceasa, que começou a vigorar a partir do dia 22 de março, foi a abertura mais cedo, às seis da manhã, evitando atravessadores de outras praças.


Nas feiras livres, neste começo de ano, a Sagri promoveu o cadastramento de alguns novos feirantes e distribuiu lona para padronização das barracas. Também mantém fiscalização rígida, tanto no início, no decorrer da feira e em seu término. As vistorias incluem desde padrões sanitários do dia a dia até o cumprimento das normativas de prevenção da Covid-19, incluindo decretos do Estado e Município.


Por fim, conta o secretário José Geraldo Celani, que em breve serão apresentados os resultados do Projeto Integra Zebu, da ABCZ, tendo como parceiras a Emater, Embrapa e a Secretaria do Agronegócio. O projeto modelo, na Comunidade da Serrinha, demonstra a eficácia da reforma de pastagens utilizando a integração lavoura e pecuária, destinado ao pequeno produtor rural.

 
 
 

Outras Notícias: 100 Dias de Governo



Voltar