Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Defesa Social

29/09/2020 - *SDS e Codiub lançam Plano Municipal de Ação Contra a Violência Doméstica*

Aplicativo Anjo e Patrulha Maria da Penha são medidas anunciadas_

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SDS) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) lançou o Plano Municipal de Ação Contra a Violência Doméstica.


Seguindo as medidas de distanciamento social, o evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 29, no anfiteatro Mário Pimenta Camargo, no Centro Administrativo Municipal.

A iniciativa tem o objetivo de criar um fluxo de atuação nas ocorrências de violência doméstica, na aplicação da Lei Maria da Penha e devidos encaminhamentos dentro do sistema. 


O Plano Municipal de Ação Contra a Violência Doméstica conta com duas principais medidas: o aplicativo Anjo e a Patrulha “Maria da Penha”.
O aplicativo Anjo é uma ferramenta desenvolvida pela Codiub – Inteligência Digital em parceria com a empresa uberabense Sys Factory e entra em operação na próxima segunda-feira, 5 de outubro. 


O presidente da Companhia, jornalista Denis Silva, afirmou que o app foi desenvolvido para atender uma demanda da SDS e do Poder Judiciário, sendo uma inovação que pode vir a salvar vidas.


“Se a gente conseguir com o Anjo salvar uma vida sequer, já terá valido a pena todo o esforço. A partir da próxima semana, em cinco segundos, você tendo uma medida protetiva ou boletim de ocorrência, terá a Guarda Municipal te protegendo em caso de emergência. Agora sim, nós temos uma ferramenta que nos coloca na lista das grandes cidades do mundo com relação a aplicação”, comemora.


Outra novidade prevista no plano de atuação é a criação da Patrulha “Maria da Penha”. Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Wellington Cardoso, o trabalho será feito pela Guarda Municipal que vem se preparando nos últimos meses para enfrentar situações que se referem a violência doméstica.


“A produção do aplicativo veio para facilitar a relação mulher ameaçada com a própria Guarda Municipal. É muito importante que quando a vítima for acionar a Guarda Municipal para ser socorrida, que ela nos diga que tipo de situação o guarda vai enfrentar. Se vai encontrar um agressor armado, se ele está nervoso, se usou drogas ou álcool, em síntese, o máximo de informações que puder nos fornecer, melhor para que o trabalho seja facilitado e o guarda não seja surpreendido ao chegar no local de ocorrência. Mas é óbvio que uma mulher em situação extrema de medo e possibilidade de agressão, ela não tenha tempo de fazer isso e isso não impedirá que seja atendida desde que acione o botão de pânico”, explicou o secretário.


O Prefeito Paulo Piau falou da importância do município auxiliar o Estado na segurança Pública. Segunda ele, Uberaba é uma das poucas cidades do interior a contar com uma solução neste sentido.

“O objetivo é enfrentar os ‘valentões’ com inteligência e tecnologia. A gente não pode ficar por aí correndo atrás de bandido, eles são fora da lei e nós andamos dentro da lei, então, nós já estamos em desvantagem. Agora, com inteligência e tecnologia podemos cerca-los e o aplicativo Anjo é isso”, explicou o Prefeito.


O Plano Municipal de Ação Contra a Violência Doméstica foi desenvolvido com o apoio do Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil.
O juiz da 2ª Vara Criminal, Dr. Fabiano Veronez, participou do evento e elogiou a ação do poder público municipal na criação de medidas de prevenção à violência doméstica.


“Aqui nós temos visto um diálogo intenso entre as instituições com ações que permitam trabalhar a mulher para que ela tenha condições de dizer “não”, por que muitas vezes há uma dependência econômica, trabalhar o homem e trabalhar o filho dessa relação para que ele não venha replicar esse comportamento. Em relação ao aplicativo, há uma expectativa de maior efetividade até mesmo no cumprimento de medidas protetivas em que a mulher, muitas vezes, está sendo vítima de uma agressão. Agora ela tem condições de chamar o poder público e fazer cessar de uma fórmula mais célere a situação de risco”, disse.

*App Anjo Codiub permite acionamento da Guarda Municipal em apenas 5 segundos*

O app “Anjo Codiub” será utilizado exclusivamente em Uberaba por homens e mulheres que comprovarem situação de risco. 


A partir de segunda-feira, 5, poderá ser baixado pela Google Play e instalado em smarthphones Android. Nos próximos dias, estará disponível também para smartphones com sistema IOS, por meio da Apple Store. 

Ao baixar o aplicativo, a pessoa deverá informar o nome completo, e-mail, número do telefone, CPF, nome e foto do agressor e enviar a documentação comprobatória da situação de vulnerabilidade como, por exemplo, cópia do boletim de ocorrência e/ou da medida protetiva. 

O cadastro passará por análise da Guarda Municipal e, diante a aprovação, a pessoa poderá utilizar o botão de pânico a qualquer momento dentro do município. Os usuários cadastrados estarão sujeitos às penalidades legais em caso de falsa comunicação.

 

Jorn. Marília Mayer
Comunicação Codiub

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub