Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Defesa Social

29/09/2020 - *Conselho de Segurança propõe criação de brigada para auxiliar no combate as queimadas*

O Conselho Municipal de Segurança Pública apresentou, em reunião da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra um projeto para combater as queimadas no Município, a partir de 2021. Trata-se da criação da Brigada Celular.


De acordo com o Secretário-Executivo do Conselho, Capitão Roberto Alves de Olveira, a proposta é formar essa brigada com voluntários ou que seja aumentada a musculatura da Defesa Civil para dar suporte ao trabalho do Corpo de Bombeiros. A equipe de brigada atuaria no mapeamento dos equipamentos públicos e também trabalharia com um sistema de inteligência para identificar os focos e também que seriam os responsáveis por provocar essas queimadas.


“Nós recebemos esse pedido da Adesg, para realizarmos um estudo específico sobre as queimadas em Uberaba. Já vínhamos acompanhando a algum tempo, era motivo de preocupação desde 2017. O que aconteceu de 2018 até agora, é algo realmente preocupante”, alertou o Capitão Roberto.


Levantamento realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Pública aponta crescimento superior a 300% no número de queimadas de 2018 até o momento. “E a grande preocupação é com o pequeno foco, que acontece tanto no perímetro urbano, quanto na área rural. Esse pequeno foco causa um alastramento muito grande e são basicamente nos mesmos lugares.


Para o capitão, é importante a sociedade apoiar a instituição que está na linha de frente de combate a essas queimadas que é o Corpo de Bombeiros Militar. “Esse apoio é importante por que eles possuem uma musculatura operacional limitada. Então, nada mais justo que a sociedade se organize para servir de apoio.


“A quantidade de focos de queimadas é tão grande, que precisa muito da convergência de toda a estrutura do Município. Ou seja, é muito difícil que apenas o Corpo de Bombeiros consiga trabalhar no combate a essas queimadas. É preciso a participação da sociedade civil organizada. Tem que existir um trabalho de prevenção, capacitação e monitoramento para fins de repressão. Quando tivermos uma convergência mais forte e mais pesada, aí sim teremos uma repressão maior”, frisou.


O capitão Roberto lembrou que essas brigadas funcionam com voluntários, desde o fim do século XIX, na Inglaterra, existem também nos Estados Unidos.
 
*Maquinário*. Outra proposta para ajudar no combate as queimadas seria a utilização do maquinário disponível na cidade. “Percebemos que a maior parte dos focos acontece aos fins de semana e após as 17h. Temos em Uberaba empresas, construtoras que possuem caminhões pipa, pás carregadeiras, motoniveladoras. A proposta para 2021 é que o Município locasse horas de trabalho desses equipamentos. Então, teríamos para ajudar no combate as queimadas, os voluntários treinados que ficariam à disposição em células, essas células são os bairros, mais os equipamentos. Tudo isso, com a gestão operacional do Centro Integrado de Comando e Controle, já criado pelo Município, que funciona onde será o programa Cidade Vigiada”, explicou o Capitão Roberto.


O Conselho Municipal de Segurança Pública é um órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento na propositura de ações de políticas públicas, e tem por finalidade discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança no município de Uberaba, desenvolver campanhas educativas e buscar a integração e a cooperação entre as autoridades locais voltados à segurança pública.


 
Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub