Prefeitura

AMVALE

04/09/2020 - Agência firma cooperação técnica com universidades para o desenvolvimento regional

Realizada nesta sexta-feira (4) reunião extraordinária da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, cujo principal objetivo foi a publicização dos termos de cooperação técnica firmados entre a agência e as universidades UFTM, IFTM e UFU. Tal termo permitirá o desenvolvimento dos projetos voltados para o desenvolvimento econômico da região.

Na abertura, o diretor Executivo da Agência, Glauber Faquineli, após agradecer a presença de todos os participantes do evento on-line, apresentou um vídeo que destaca as potencialidades da região, formada por 70 municípios, com uma população estimada em 2 milhões de habitantes e que responde por 16% das riquezas de Minas Gerais.

Faquineli explicou que, sacramentado o termo de cooperação técnica, serão criados núcleos nas três instituições federais de ensino superior para o início das ações, com atuação direta do Sebrae. “Ao final, vamos apresentar uma carteira de projetos para a região”, informou.  

Em seguida, o presidente da Agência, prefeito de Uberaba, presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e vice-presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) – Área Agronegócio, Paulo Piau, destacou que “a região sempre foi muito inquieta e sempre quis buscar algo mais”. Enfatizou que a parceria com as instituições de ensino vem contribuir para o planejamento, os estudos e os projetos a serem definidos para a região. Citou que, num segundo momento, irão participar das unidades filantrópicas e privadas e, em seguida, entidades representativas;

O consultor de sustentabilidade e ex-prefeito de Maringá/PR, Silvio Barros, falou sobre os desafios que a pandemia tem gerado aos gestores públicos. Segundo ele, o desenvolvimento econômico de qualquer região passa pelo empreendedorismo digital e social, economia criativa, verde e 4.0. Destacou como “fantástico” o trabalho realizado pela atual gestão municipal de Uberaba. “Tem sido usado como referência”, diz.

Para o gerente Regional do Sebrae no Triângulo, William Brito, o desenho do Estado de Minas Gerais “coloca o Triângulo na frente” e acrescentou: “É a locomotiva do desenvolvimento mineiro”.

A professora Deborah Santesso Bonnas, reitora do IFTM, disse que o ato que formalizou a participação do Instituto na parceria “é “motivador”, ao mesmo tempo em que agradeceu pelo reconhecimento da atuação da universidade nas áreas da educação, ensino, pesquisa e extensão. Atende cerca de 9 mil alunos, distribuídos em nove campi, com 28 cursos superiores, 30 cursos técnicos, além de dez de pós-graduação e quatro de mestrado.

O reitor da UFTM, Luiz Fernando dos Santos Anjo, acompanhou o posicionamento do prefeito Paulo Piau diante de todo potencial da região. Para ele, “a parceria governo, empresa e universidade é o caminho para o desenvolvimento”. Enalteceu o apoio que tem sido dado ao Parque Tecnológico de Uberaba, pela atual administração.

Na visão do pró-Reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, a o evento celebrou a unidade entre o político, o econômico e o acadêmico que são fundamentais para que a região diminua as simetrias de desenvolvimento. Ao exaltar o empenho e a articulação do prefeito Paulo Piau, ele disse que a iniciativa possibilitará trabalhar mais próximo dos municípios. “Todos vão ganhar”, diz.

Ainda durante o evento remoto, equipe do Sebrae apresentou a palestra “Estratégia para o Desenvolvimento Econômico Local” e da empresa Prosper sobre o tema “Concessões e PPPs como Instrumento de Desenvolvimento”.

O analista do Sebrae Anderson Cabido, ao assinalar a dedicação do prefeito Paulo Piau na criação da Agência, disse que o órgão é uma referência na articulação de municípios com o setor produtivo. “A Agência proporciona um estímulo grande para que se pense no desenvolvimento regional como um todo e harmonioso. É uma iniciativa vitoriosa mais ainda agora com a chegada das universidades”, pontuou, ao lembrar que o Sebrae é parceiro desde o passo inicial para a criação da Agência.

Na parte final da reunião virtual, os consultores da Prosper Concessões Marcelo Wendel e Chester Araújo falaram sobre concessões e parceria público-privadas. Entre vários pontos, Wendel disse que a falta de recursos, principalmente agora com a pandemia, tem sido uma das grandes preocupações dos gestores públicos. Uma solução, expôs, é a desestatização, enquanto o Poder Público focar suas ações nos serviços essenciais. “Projetos, via PPPs, é um caminho sem volta, e inevitável”, diz.

Chester, por fim, elencou algumas possibilidades de PPPs na região. Vai desde a geração de energia solar, iluminação pública, resíduos sólidos e saneamento básico. “Região extremamente apta para receber investimentos privados”.  

Link da live:

https://www.youtube.com/watch?v=ycUalVK95C8&t=79s

 

Lúcio Castellano / MG 04052 JP
assessor de Comunicação/Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub