Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Vice-Prefeito

06/03/2020 - Ripposati sugere comissão para acompanhar rastreabilidade de produção vegetal

A rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana foi instituída através da Instrução Normativa Conjunta (INC) 2, de 2018 pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Passados dois anos os produtores ainda tem dificuldades para atender os procedimentos e dúvidas para implantação do sistema. A Emater e Sindicato Rural de Uberaba (SRU) promoveram evento para produtores sobre Rastreabilidade de Hortaliças e Frutas.

O vice-prefeito de Uberaba, Ripposati, esteve presente no evento.  Ele defendeu a criação de uma comissão entre os órgãos Sagri, Epamig, Emater, Sindicato Rural e associação de produtores  com  objetivo  de buscar melhor entendimento junto ao Mapa sobre a INC, e também soluções às demandas que irão surgir  no decorrer da implantação da normativa  em apoio aos   produtores  para que  os mesmos  tenham  condições de cumprir as exigências.

"O processo de rastreabilidade visa ao monitoramento e controle de resíduos de defensivos agrícolas do sistema de produção das frutas e hortaliças destinados à nossa alimentação. Segurança alimentar em toda a cadeia produtiva", destacou Ripposati. O vice-prefeito destacou ainda que a INC atende a exigência do consumidor que quer saber de onde veio aquele produto que ele está adquirindo", frisou. Por outro lado, lembrou Ripposati, às empresas que comercializam os defensivos agrícolas para controle de pragas e doenças devem se preparar para melhor atender aos produtores com a oferta de produtos recomendados pela Normativa e órgãos técnicos.

"É importante trabalharmos essa questão para que os produtores possam cumprir a norma e não serem penalizados", ressaltou Ripposati.

Além da proposta de criação de uma comissão para acompanhar o INC, o vice-prefeito defendeu ações imediatas junto ao MAPA, para prorrogação dos prazos da normativa. “Precisamos ampliar o alcance de eventos como esse e atingir todos os produtores", destacou Ripposati.
Em Uberaba, 70 produtores estão em atividade, trabalhando com hortaliças.

O engenheiro agrônomo José Roberto da Silva, coordenador técnico regional da Emater, palestrante no evento, informou sobre os procedimentos na aplicação da Normativa e reconheceu a importância das propostas apresentadas pelo vice-prefeito.

O coordenador regional da Emater, engenheiro agrônomo, Wilson Marajó Fernandes, reconheceu a importância da participação dos produtores e entidades representativas na busca por conhecimentos e informações, interagindo de forma positiva com o trabalho da extensão.

Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub