Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

11/12/2019 - Projeto Conceitual para gestão de resíduos sólidos na região está em elaboração

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Gestão Integrada de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) cumpriu nova fase nesta terça-feira (10), em Uberaba, em reunião para apresentar o Projeto Conceitual, na segunda etapa do EVTEA, referente ao Projeto FEP - RSU Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande), com a presença de prefeitos, secretários e representantes das prefeituras nas discussões do projeto. Para o vice-presidente do consórcio e prefeito de Planura, Paulo Roberto Barbosa, os estudos irão indicar o melhor para a região e municípios consorciados que aderiram à proposta.

O prefeito de Uberaba e presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Paulo Piau, lembrou que o Convale foi escolhido pelo governo federal para desenvolver projeto-piloto. “Essa modelagem do processo de coleta, transporte e acondicionamento dos RSU, está em processo de estudo. Mas o prefeito quer número, especialmente quanto aos custos para a municipalidade”, diz.

Segundo Danielle Madruga, supervisora da Caixa Econômica Federal, a consulta pública deverá ocorrer no primeiro semestre de 2020, com a terceira etapa do processo. Consultor da Consultoria Vital, Élvio Gaspar explicou que existem tecnologias e processos que podem ser implantados na região para que a gestão de RSU seja modernizada, ampliada e alinhada com a Política Nacional, inclusive com aproveitamento de energia e produção de composto. “Agora é fechar projeto para futura licitação”,disse.

Compartilhada. O plano visa a consolidar o planejamento da ação do Convale na gestão dos RSU. A iniciativa vai contribuir para a qualidade de vida das populações locais, beneficiar o meio ambiente e introduzir as mais modernas técnicas de tratamento com aproveitamento energético. Além disso, promover condições para a integração das ações realizadas por dez dos municípios consorciados ao Convale.

Elvio detalhou pontos do Projeto Conceitual que contemplará os estudos de mercado/demanda, resultados da abordagem ao mercado e modelo econômico-financeiro, bem como os aspectos jurídicos dos desafios do modelo de concessão. No mesmo dia, foi realizada a reunião com o Comitê Diretor do Plano designado pelo Convale para a validação das diretrizes e estratégias para a implantação da gestão de resíduos sólidos na área do órgão, de modo que a Consultoria Vital possa finalizar a minuta do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para apreciação do Convale, bem como para ser apresentada na audiência pública, prevista inicialmente para 22 de janeiro do ano que vem.

Jorn. Lúcio Castellano  

assessor de Comunicação/Convale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub