Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

29/10/2019 - G-70 realiza encontro técnico para implementação da Agência de Desenvolvimento Regional

Prefeitos e gestores municipais das áreas de Planejamento e/ou Desenvolvimento dos municípios associados à Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e à Amvarig (Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Rio Grande) são convidados para o Encontro com Equipe de Consultores do Sebrae Minas, conforme convite formalizado pelo presidente da entidade e prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e pelo secretário-Executivo, José Luiz Alves. O encontro, numa parceria da associação e o Sebrae Minas, será realizado nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, às 9h, na sede da Amvale, na rua Gabriel Junqueira, 422, Bairro Boa Vista, em Uberaba.

A finalidade do evento é captar as demandas e conhecer as potencialidades de cada município. E, a partir daí, formular o Plano de Desenvolvimento Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no âmbito da Agência Regional de Desenvolvimento do G70 (70 Municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba).

A equipe de consultores do Sebrae Minas está encarregada de realizar, ainda, reuniões que envolvem, além da Amvale e Amvarig, as outras três associações municipalistas da área do G-70 – Amvap (Vale Paranaíba), Amapar (Alto Paranaíba) e Ampla (Planalto de Araxá) -- que iniciaram um movimento pela construção e implementação de uma Agência de Desenvolvimento Regional.

Os consultores do Sebrae vão captar as demandas e estratificar as potencialidades de cada um dos municípios integrantes do G-70. E, a partir daí, começam os trabalhos efetivos da Agência, cujo foco é a formulação de políticas de desenvolvimento regional. “O estudo vai atender a região como um todo e, em especial, indicar caminhos para a atração de investimentos para as cidades que terão destacadas suas potencialidades e expectativas, conforme o trabalho coordenado pelo Sebrae”, explica José Luiz Alves.

De outra parte, o diretor Executivo da Agência, Glauber Faquineli, informa que idêntica reunião foi realizada em Araxá e que obteve uma expressiva adesão dos municípios associados à Ampla ao processo de consolidação do órgão de desenvolvimento.

Em agosto do ano passado, reunidos em Uberaba prefeitos do G70 assinaram um termo de compromisso para formação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico, cujo objetivo central é traçar objetivos que fomentem o desenvolvimento da região. Desde então, a implantação da Agência tem seguido os trâmites burocráticos, por exemplo, passando pela aprovação das Câmaras Municipais e demais procedimentos de estruturação organizacional, bem como alavancar os pequenos municípios. A proposta é um modelo de governança, focado em um modelo regional com participação de entes públicos, privados, órgãos não governamentais, instituições financeiras e empresas.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP / assessor de Comunicação Amvale 

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub