Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

25/09/2019 - Sebrae Minas formula plano para implementação da Agência Regional de Desenvolvimento do G-70

Objetivo é consolidar uma organização conjunta para pensar na geração de emprego, abertura de novas empresas e novas oportunidades para a região


A Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) realiza no próximo dia 04 de outubro, das 9h às 12h30, em sua sede, em Uberaba, reunião de prefeitos e gestores das áreas de Planejamento e/ou Desenvolvimento com a presença de consultores do Sebrae Minas, para apresentação de estudo voltado para a elaboração do plano de trabalho para atuação da Agência de Desenvolvimento Regional do G-70 — grupo de prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Convite neste sentido foi emitido pelo presidente da Amvale e prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e pelo secretário Executivo da entidade, José Luiz Alves.


A equipe de consultores do Sebrae Minas está encarregada de realizar, ainda, reuniões que envolvem, além da Amvale, as outras quatro associações municipalistas da área do G-70 – Amvap, Ampla, Amapar e Amvarig -- que iniciaram um movimento pela construção e implementação de uma Agência de Desenvolvimento Regional. Para o dia anterior (03/10) está programada idêntica consultoria destinada a prefeitos e gestores da Ampla, em Araxá. As demais acontecem em datas a serem definidas.  


Os consultores vão levantar a realidade dos municípios integrantes do G-70. E, a partir daí, começam os trabalhos efetivos da Agência, cujo foco é a formulação de políticas de desenvolvimento, através da definição de prioridades e eixos para o Plano de Desenvolvimento Regional. “O estudo vai atender a região como um todo e, em especial, indicar caminhos para a atração de investimentos para as cidades que terão destacadas suas potencialidades e expectativas, conforme o trabalho coordenado pelo Sebrae”, explica José Luiz Alves.


De outra parte, recentemente representantes do G-70 participaram de reunião da Amvap (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba), sediada em Uberlândia, com o objetivo de conscientizar os gestores sobre importância da adesão dos municípios à Agência.


O diretor executivo do G-70, Glauber Faquineli Fernandes, atualmente, onze dos 70 municípios já estão com a lei de participação aprovada no poder legislativo municipal. Disse que a força da união entre os municípios fortalece a luta de pautas em comum como segurança jurídica, desburocratização, reformas, pacto federativo e fontes de energia alternativas.


Foram destacados ainda pontos de luta com foco no desenvolvimento de setores como educação, saúde, segurança e turismo. Além de infraestrutura, como a viabilização do Aeroporto Internacional na região, duplicação de rodovias (como BR-262, BR-365 dentre outras), melhorias na malha rodoviária, bem como concessões à iniciativa privada, e avanço no projeto da Hidrovia nos rios Paranaíba, Grande, Tietê e Paraná.


Modelo de governança. Em agosto do ano passado, reunidos em Uberaba prefeitos do G70 assinaram um termo de compromisso para formação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico, cujo objetivo central é traçar objetivos que fomentem o desenvolvimento da região. Desde então, a implantação da Agência tem seguido os trâmites burocráticos, por exemplo, passando pela aprovação das Câmaras Municipais e demais procedimentos de estruturação organizacional, bem como alavancar os pequenos municípios. A proposta é um modelo de governança, focado em um modelo regional com participação de entes públicos, privados, órgãos não governamentais, instituições financeiras e empresas.


Lúcio Castellano – MG 04052 JP / assessor de Comunicação Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub