Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Vice-Prefeito

15/05/2019 - Ripposati compartilha experiência no lançamento do plano de combate a incêndios

O lançamento do Plano de Ação para Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação – Uberaba e Região, nesta segunda-feira, 13, contou com a participação do vice-prefeito João Gilberto Ripposati. “Acredito nas campanhas de conscientização e defendo que elas sejam frequentes”, disse ele à plateia que se reuniu no salão nobre da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). 


Para Ripposati, fazer esse planejamento é muito importante para assegurar a preservação do bioma cerrado, especialmente para o período de seca que se aproxima. 


O evento reuniu representantes do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Conser (Conselho de Segurança Rural), Polícia Militar, Cemig, ABCZ, Polícia Rodoviária Federal e Prefeitura de Uberaba, entre outros.


Ripposati defendeu que proprietários de imóveis rurais vizinhos à zona urbana façam a limpeza imediata na divisa entre essas áreas, com objetivo de evitar incêndios. 


Ele revelou que está solicitando às secretarias municipais competentes, ação mais incisiva em relação à manutenção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e afirma que através de parcerias quer viabilizar o plantio de espécies frutíferas e outras, nas áreas contiguas (remanescentes) para preservar, evitar queimadas e lixões. 


Além disso, o vice-prefeito citou leis municipais que contribuem para a preservação ambiental, como o Programa Plantando e Colhendo Saúde e Parceria Ecológica, ambos de sua autoria, enquanto vereador. Essas normas permitem o aproveitamento de áreas públicas e privadas para produção de hortaliças, frutas e plantas medicinais, e sua preservação através de adoção de áreas verdes.


Ripposati citou ainda lei que garante desconto no IPTU dos imóveis urbanizados (gramados) e pontuou sobre a necessidade de inclusão de outros temas a serem trabalhados junto às comunidades rurais. Entre eles citou esclarecimentos sobre a hantavirose, doença transmitida pelo rato silvestre, principalmente no período de seca, que leva à morte. 


“Acredito que o caminho para vencer os desafios é através da conscientização e mobilização, e as parcerias são de fundamental importância para o sucesso dessas ações”, defende.


Ripposati destacou a atuação marcante dos conselhos comunitários de segurança, rural e urbana. Reconhecido como de utilidade pública pela Câmara de Uberaba, o Conser se fortalece podendo receber recursos oriundos de emendas parlamentares, doações da sociedade, Ministério Público – por meio de Termos de Ajustamento de Condutas - TACs – e poder Executivo, sendo um braço para o fortalecimento das ações na área da segurança pública. 


Ripposati também elogiou o trabalho do Corpo de Bombeiros, Promotoria do Meio Ambiente e Polícia Militar: “um orgulho para Uberaba, com excelentes serviços prestados à cidade”. 

Jorn. Renata Gomide
Assessoria de Imprensa – vice-prefeito

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub