Autor da lei que deu origem ao Programa Plantando e Colhendo Saúde, em 1999, o vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Ripposati, participou do Seminário de Integração Epamig-Fazu, nesta sexta-feira, 26, sobre Popularização do Conhecimento Técnico, Científico e Tradicional de Práticas Agroecológicas.
A agroecologia é a produção livre de agrotóxicos, orgânica, que resulta numa alimentação saudável.
Segundo Ripposati, o Programa Plantando e Colhendo Saúde permite o aproveitamento de áreas públicas e privadas para produção de hortaliças, frutíferas e plantas medicinais. Seu objetivo é o fomento à geração de emprego e renda e a oferta de alimentos saudáveis, além de prever o repasse de 10% da produção ao Banco de Alimentos, atendendo instituições assistenciais.
Militante da causa ambiental, o vice-prefeito lembra que um dos principais preceitos da agroecologia e do cultivo orgânico é a necessidade de se ampliar a produção de alimentos sem provocar danos ao meio ambiente e aos recursos naturais.
O seminário promovido em parceria pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e Fazu, focou atividades de popularização do conhecimento técnico, científico e tradicional de práticas agroecológicas e de tecnologias para sistemas orgânicos de produção, visando gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Fazu, Epamig e Prefeitura de Uberaba, através do vice-prefeito, alinhavaram uma agenda para trabalharem juntos o fomento de parcerias e a implantação de campos de demonstração para a transferência das tecnologias aos produtores, em apoio ao Programa Plantando e Colhendo Saúde.
Ripposati também anunciou a realização do 2° Encontro de Fitoterápicos, previsto pra Junho deste ano.
O vice-prefeito avaliou o seminário como “excelente”. “Atendeu as expectativas dos produtores de hortaliças de Uberaba e das cidades de Conceição das Alagoas e Veríssimo, e também de acadêmicos que tiveram acesso a essas informações”, disse ele. Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura também participaram do seminário.
Assessoria vice-prefeito