WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Controladoria

31/01/2019 - Ouvidoria da Prefeitura de Uberaba registrou 290 manifestações em 2018

Balanço da Controladoria Geral do Município (CG) demonstrou que a Ouvidoria da Prefeitura de Uberaba, que atende, entre outras formas, pelo tridígito 156, registrou 290 manifestações no ano de 2018. Em um comparativo com o ano anterior, o levantamento de 2018 revela que houve um crescimento de 70 registros em relação a 2017, ano em que a Ouvidoria registrou 220 manifestações. Já em relação às categorias, os dados de 2018 mostram que as maiores partes das manifestações foram de reclamações, totalizando 153 registros. Foram 55 denúncias e 43 solicitações. Do total, apenas 6 sugestões ao Município foram registradas pelo canal.


O relatório do Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental também apontou que foram protocolados 557 processos de Acesso à Informação no Município em 2018. Por intermédio dos canais disponibilizados pela Ouvidoria, a população pode fazer suas reclamações e solicitações em segunda instância, bem como sugestões, denúncias e elogios relativos as atividades realizadas pelo Município.


Além do tridígito 156, as manifestações de ouvidoria podem ser realizadas pelo sistema e-Ouv. A adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias possibilitou a implantação do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, desenvolvido pela Controladoria Geral da União – e-Ouv, no Município. O sistema está disponível na página inicial do site da Prefeitura. 


Segundo a chefe do Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental, Sandra Teodoro Varotto Marajó, com a disponibilização do sistema, que é facilmente utilizado em computadores ou smartphones, incluindo a possibilidade de anexar arquivos de documentos ou fotos, a Ouvidoria garantiu à população uma forma livre e segura de se manifestar. "Ressalta-se ainda que basta o cidadão indicar um e-mail para contato no sistema e ele receberá o número do protocolo, pedido de complementações das informações se necessário, resposta intermediária quando houver e a resposta conclusiva da sua manifestação", explica Sandra Teodoro.


O Controlador Geral, Carlos Magno Bracarense, reforça que a manifestação recepcionada na Ouvidoria, seja por meio do tridígito 156, pelo sistema e-Ouv, ou realizada presencialmente, é levada ao conhecimento do órgão responsável pela demanda que deverá realizar as providências necessárias. “Esclarecemos que nenhuma manifestação fica sem registro e sem resposta, e os canais de comunicação disponibilizados pela Ouvidoria visam estreitar as relações entre o Município e a população, incentivando o exercício da cidadania e o controle social”.
 
Luiza Carvalho - Jornalista 

 
 
 

Outras Notícias: Controladoria



Voltar