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Casa do Servidor

 RIAT (Relatório Interno de Acidente de Trabalho

Seção de Assistência Social e Psicológica ao Servidor

Seção de Assistência Social e Psicológica ao Servidor
Av. Santos Dumont, 257 - Telefone: 3336-2306
Horário de atendimento: 07h às 18h

Criada pela Lei Municipal nº. 234 de 25 de fevereiro de 2002, a Seção de Assistência Social e Psicológica ao Servidor tem o objetivo de prestar um serviço de assistência que vise aperfeiçoar e orientar os servidores na adoção de um sistema de vida que lhe possibilite uma qualidade maior e, em conseqüência, uma melhor produtividade e satisfação com o trabalho desenvolvido.

Objetivos:
Intervir nas questões sociais que afetam diretamente o servidor partindo de encaminhamentos realizados por diferentes setores da Prefeitura e por procura espontânea.

Ações:
Atendimento individual: Neste atendimento o servidor estará sendo acolhido e recebendo orientações gerais do profissional ou estagiário do Servido Social responsável pelo atendimento, a partir das necessidades identificadas por ele.

Visita domiciliar: Constitui numa atividade utilizada com intuito de, a partir da realidade apresentada, subsidiar as intervenções individuais, familiares ou no planejamento de ações coletivas.

Acompanhamentos: Conjunto de atividades de apoio que permite assegurar uma melhor execução da ação. (aposentadoria, perícia médica, consultas, processos de readaptação funcional, remanejamento, tratamentos de dependentes químicos, etc.)

Atendimento psicológico: É disponibilizado aos servidores e familiares de 1º grau, individualmente, de segunda à sexta feira, no horário das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30, a partir de encaminhamentos. Os agendamento são realizados na Seção de Assistência Social e Psicológica ao Servidor pelo telefone - 3336-2306.

Veiculação de informações: Tem o objetivo de oferecer informações pertinentes às demandas apresentadas, como: aposentadoria, readaptação funcional, afastamentos, dependência química, saúde mental, doenças ocupacionais, situação de luto entre outros.

Encaminhamentos: Facilitar o acesso do servidor aos recursos e assistências existentes na PMU ou na comunidade , como: consultas e exames, atendimento psicológico, aposentadoria, pensão, afastamento de saúde, tratamentos para dependência química, perícia médica, internação, exames de auto custo e outros.

 

Segurança e Medicina do Trabalho

Seção de Segurança e Medicina do Trabalho – SEMETRA
Av. Santos Dumont, nº 257 – Centro - Telefone: 3321-9180
Horário de atendimento: 07h às 18h

Desenvolve as seguintes atividades voltadas ao servidor:

1) Realização de exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e outros;

2) Revisão de atestados médicos apresentados pelo servidor nos casos de solicitação de readaptação funcional e licença saúde até 15 (quinze) dias, ou outras situações que envolvam a necessidade de averiguação da saúde do servidor;

3) Realização de inspeção “in loco”, emissão de laudos e pareceres acerca das condições do local de trabalho do servidor nas solicitações de insalubridade e periculosidade;

4) Inspeção para o levantamento das necessidades de instalação de equipamentos de combate a incêndio, execução de projetos de segurança contra incêndio e pânico;

5) Emissão do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário: documento necessário, essencialmente, para requerimento de aposentadoria especial junto ao INSS, quando o servidor é segurado desse Instituto;

6) Fornecimento e controle de EPI – Equipamento de Proteção Individual: sempre que a atividade colocar em risco a integridade física e/ou biológica do servidor, será fornecido o EPI ao servidor e será fiscalizado o seu uso obrigatório;

7) Acidente de Trabalho: é todo acidente, mesmo que não cause lesões ou necessidade de afastamento, ocorrido com servidor durante o seu trabalho ou no exercício do trabalho, no percurso de casa para local de trabalho ou do local de trabalho para casa. O procedimento nos casos de acidente de trabalho é o que segue abaixo:

 

Importante:

1) Conforme o caso, determinados EPI´s (não perecíveis) recebidos pelo servidor deverão ser devolvidos à Seção de Segurança do Trabalho e Medicina sempre que seu uso não oferecer mais condições de segurança, ou ainda, nos casos de mudança de função e de desligamento do quadro de servidores. O valor atualizado do mesmo poderá ser descontado na remuneração do servidor nos casos de: não devolução, perda, extravio, adulteração ou danos provenientes de utilização indevida.

2) A SEMETRA conta com equipe de profissionais, como Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, aptos a prestar esclarecimentos, promover treinamentos, palestras e debates sobre prevenção e combate a incêndio, ações de controle e de prevenção de acidentes do trabalho, de doenças ocupacionais e incapacidade laborativa, sempre que solicitado.

 

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