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Controladoria

18/05/2018 - Uberaba participa do I Encontro Mineiro de Ouvidorias Públicas

Prefeitura de Uberaba participa do I Encontro Mineiro de Ouvidorias Públicas nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), representada pelo Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental da Controladoria Geral do Município. O evento acontece em Belo Horizonte, promovido pela Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) e tem o objetivo de debater a aplicação da Lei 13.460/17 e de articular a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas. Duzentos municípios estão envolvidos, estando representadas 120 ouvidorias estaduais e municipais e 80 serviços similares de atendimento ao cidadão.

Sandra Varotto, chefe do Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental, é quem representa o município no Encontro e destaca a importância da Ouvidoria como instrumento de gestão. “O poder público pode escolher obter retorno de sua gestão nas urnas de quatro em quatro anos ou diariamente, observando a demanda criada pelos cidadãos através de suas manifestações na Ouvidoria. Quando o cidadão tem sua manifestação tratada com importância e, em caso de reclamação, a mesma é atendida, a relevância se mostra, trazendo benefício ao cidadão e eficiência à administração pública”, enfatiza a chefe do Departamento. Varotto frisa que as denúncias recebidas pela Ouvidoria, em alguns casos, trazem a luz irregularidades que são apuradas e devidamente regularizadas.
 
O Controlador Geral do Município, Carlos Magno Bracarense, aponta ainda que a discussão acerca do tema propicia o fortalecimento do controle social e por sua vez, o aperfeiçoamento da prestação do serviço público. Em Uberaba, opções por internet, telefone e atendimento físico estão disponíveis para que a população possa fazer reclamações, denúncias, elogios e solicitações de informação com relação aos serviços da PMU.
 
São eles: o tridígito 162, em que o cidadão poderá se manifestar pelo telefone, de forma gratuita, das 12h às 18h; o e-Ouv, sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal, está disponível em um banner rotativo do lado direito do site da Prefeitura; e o atendimento presencial do guichê da Ouvidoria no Balcão de Atendimento, toda primeira quarta-feira do mês. 
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

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