WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Controladoria

08/12/2017 - Palestras falam do combate à corrupção na Semana de Promoção dos Meios de Transparência e Exercício da Cidadania

O anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba recebeu, na manhã desta quinta-feira (7), duas palestras para discutir sobre transparência e combate à corrupção. A ação, que faz parte da “Semana de Promoção dos Meios de Transparência e Exercício da Cidadania”, foi promovida pela Controladoria Geral do Município e recebeu secretários, vereadores, representantes de deputados e de entidades, e servidores públicos de diversas secretarias da Prefeitura.

 

A primeira palestra da manhã foi ministrada pela controladora geral adjunta de Belo Horizonte, Drª Cláudia Costa de Araújo Fusco, e teve como tema “Integridade, Transparência e Controle Social na Prevenção à Corrupção”. De acordo com pesquisa apresentada, 62% das pessoas apontaram a corrupção como o que mais lhes angustia no Brasil. Cláudia Costa falou sobre fraudes e integridade pública, e sobre o Programa de Integridade da CTGM/PBH, abordando os pilares e ações a serem implementados no projeto. Ela também pontuou sobre condutas esperadas dos servidores e a importância da transparência.

 

Já a segunda palestra foi com o procurador da República do Ministério Público Federal em Uberaba, Dr. Thales Messias Pires Cardoso, que falou sobre o combate à corrupção no contexto atual do Brasil. Ele relembrou sobre históricos de impunidade, além de falar sobre os efeitos da corrupção, a Lava Jato e comportamentos éticos e morais.

 

O vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, representou no evento o prefeito Paulo Piau e destacou o empenho da gestão para construir uma administração pautada pela transparência. “A corrupção está presente na sociedade, mas é muito importante que também olhemos para nós mesmos. Esta reflexão cabe a todos, pois tudo pode mudar, mas depende de nós para a construção de um mundo melhor. A construção da honestidade em nossa sociedade será com cada um dando o exemplo”, reforçou o vice-prefeito.

 

O controlador geral do município, Carlos Magno Bracarense, agradeceu as parcerias e ressaltou aos presentes que a prevenção e repressão à corrupção são necessárias e continuam caminhando para avanços. “Por isso nós contamos com todos os servidores e com todos os cidadãos para que nos auxiliem, cada vez mais, na transparência e na formação de uma conduta ética e idônea. Que possamos cada vez mais ampliar esses debates”.

 

Já o vereador e presidente da Comissão de Educação e Cultura, Rubério Santos, representando a Câmara Municipal, parabenizou a equipe da Controladoria do Município pela iniciativa. “É de fundamental importância em um momento que tanta corrupção está vindo a tona. A Prefeitura e a Câmara Municipal possuem seus portais de Transparência, e vemos que de um certo modo todos os segmentos públicos estão procurando ter mais transparência”.

 

Vale lembrar que o prefeito Paulo Piau assinou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei de Código de Ética Pública da administração direta e indireta do município de Uberaba. O próximo passo será encaminhar o documento para tramitação na Câmara. Dentre as outras ações da “Semana de Promoção dos Meios de Transparência e Exercício da Cidadania”, está à abertura de vários canais para que a população possa fazer reclamações, denúncias, elogios e solicitações de informação com relação aos serviços da PMU.

 

Já está em funcionamento, desde o início da semana, o tridígito 162, que atende das 12h às 18h por telefone. Terça-feira (05), o e-Ouv, sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal passou a atender Uberaba, enquanto nesta quarta, um guichê funcionou no saguão do Centro Administrativo para quem quisesse atendimento físico. O guichê funcionará toda primeira quarta-feira do mês, das 12h às 18h.

 

Luiza Carvalho – Jornalista

 
 
 

Outras Notícias: Controladoria



Voltar