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Controladoria

04/12/2017 - PMU implanta novos canais de Ouvidoria em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção

População pode utilizar os canais para fazer reclamações, denúncias, elogios e solicitar informações
 


Prefeitura de Uberaba, por meio da Controladoria Geral do Município, realiza “Semana de Promoção dos Meios de Transparência e Exercício da Cidadania” e implanta diversos canais de serviços em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado dia 09 de dezembro. Opções por internet, telefone e atendimento físico serão disponibilizadas a partir do dia 04 de dezembro para que a população possa fazer reclamações, denúncias, elogios e solicitações de informação com relação aos serviços da PMU.
 
Carlos Magno Bracarense, Controlador Geral do Município, destaca a importância desses canais de comunicação com a população, que é justamente estreitar relações e incentivar as pessoas a participarem. “Quando uma reclamação chega na Ouvidoria, nós buscamos resolver o problema. Nós pegamos o problema da pessoa como se fosse nosso e damos o feedback para o governo, mostrando o que está acontecendo, então a abertura desses canais vai ser ainda melhor para melhoria das prestação dos serviços públicos”, explica Bracarense.
 
Na segunda-feira, dia 04, o primeiro canal a funcionar será o tridígito 162, em que o cidadão poderá se manifestar pelo telefone, de forma gratuita, das 12h às 18h. Um banner rotativo do lado direito do site da Prefeitura irá divulgar o número, além do e-Ouv, sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal que passará a atender Uberaba a partir de terça (05).
 
O e-Ouv foi desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) e traz, entre outras opções, a análise de uma manifestação e a geração de relatórios automáticos. Sandra Regina Teodoro Varotto Marajó, chefe do Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental, explica que foi feita uma parceria com o CGU para a PMU poder utilizar a plataforma, que permite ao cidadão o acompanhamento de sua manifestação e retorno da Controladoria do Município sobre a demanda.
 
Já no dia 06 de dezembro, primeira quarta-feira do mês, o Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental contará com um guichê da Ouvidoria no Balcão de Atendimento. “Este serviço estará uma vez por mês recepcionando manifestações da população no saguão do Centro Administrativo, propondo a participação do cidadão na gestão pública. Nosso objetivo é que toda primeira quarta-feira do mês este serviço esteja disponível para quem não puder utilizar a plataforma on-line ou o tridígito”, esclarece a chefe do Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental.
 
“Este ano, entre janeiro e novembro, tivemos 638 solicitações de acesso à informação protocoladas. A gente acredita que com o aumento desses canais, aumente a procura e à medida que aumenta, a gente dá o retorno para o governo de onde devemos investir mais e trabalhar mais para solucionar os problemas”, complementa Bracarense.
 
Duas palestras sobre transparência e combate à corrupção serão realizadas dia 07 de dezembro, às 9h, no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Dom Luiz Maria Santana, 141. A primeira palestra será ministrada pela Drª Cláudia Costa de Araújo Fusco, Controladora-Geral Adjunta do Município de Belo Horizonte, e terá como tema: “Integridade, Transparência e Controle Social na Prevenção à Corrupção”. Logo após, será a vez do Dr. Thales Messias Pires Cardoso, Procurador da República, do Ministério Público Federal em Uberaba, que ministrará a palestra “O combate à corrupção no contexto atual do Brasil”.
 
As ações da “Semana de Promoção dos Meios de Transparência e Exercício da Cidadania” encerram na sexta-feira (08), com atividades internas de divulgação das atividades do Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental, com apresentação de informações relativas ao Departamento, como processos de Acesso à Informação, Portal da Transparência e Ouvidoria.
 
Bracarense ainda ressalta que o serviço de Ouvidoria é referente à qualidade dos serviços prestados pela PMU. Para solicitações de serviços, a população deve entrar em contato pelo Fala Cidadão pelo telefone 3318-0800, 0800-940-0101 ou pelo site da Prefeitura http://www.uberaba.mg.gov.br, no link Cidadãos > Fala Cidadão.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

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