Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

26/09/2017 - Região recebe dados do Sebrae que ratificam importância do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Pensando o desenvolvimento por meio de indicadores elaborados pelo Sebrae Minas. Foi tema de apresentação feita pelo gerente da área de Inteligência de Empresas do órgão, Felipe Brandão de Melo, sexta-feira (22), na sede da Amvap (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba), em Uberlândia, que culminou com a entrega de cadernos com informações -[fatos e dados]- individualizadas das áreas abrangidas pelas associações do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (TM-AP). O levantamento poderá sinalizar na criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional.


Ao apresentar a proposta para o desenvolvimento econômico do TM/AP, o representante do Sebrae disse que a região, historicamente, é importante em termos econômicos em nível de Estado. Citou o crescimento do emprego nas micro e pequenas empresas, bem como na agricultura. “Ao desenvolver as potencialidades que já existem e, somando-se inovação e melhoria do Poder Público, vai fazer com que a região cresça ainda mais”. Apontou, ainda, a qualidade da mão de obra que se tem, a presença de jovens e a Educação empreendedora são elementos fundamentais para o futuro e, também, para a criação de uma política pública mais sustentável pelo crescimento dos pequenos negócios.


Na avaliação do presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e prefeito de Pirajuba Rui Ramos, o trabalho mostrado pelo Sebrae é de “extrema valia”, pelo volume de dados expressivos. Indica, também, a necessidade da união de todos os municípios do TM/AP, através das associações microrregionais para apurar todas essas questões e ver como realizar um trabalho em conjunto, “para tornar o sonho em realidade”. Rui Ramos apontou alguns fatores positivos e que proporciona à região condições favorável para se desenvolver: “Terras férteis e planas, boa precipitação pluviométrica, luz do sol praticamente o ano todo e mão de obra qualificada”. Mas, infelizmente, toda essa riqueza, de acordo com o líder municipalista, bate de frente com a elevada carga tributária mineira.

Agência de Desenvolvimento - O prefeito de Uberaba e vice-presidente da Amvale, Paulo Piau manifestou sua satisfação em verificar que “cerca de ¼ da produção mineira é representada pelo que produzimos no TM/AP”. Esse indicativo permite à região se impor diante das necessidades e demandas junto ao governo Estadual e Federal. Informou que a apuração feita pelo Sebrae deverá ser apresentada na próxima reunião do G-70, o Grupo dos 70 Municípios do TM/AP, prevista para ainda este ano, na cidade de Araxá, inclusive irá propor a criação da Agência de Desenvolvimento Regional.


Presidente da Amvap e prefeito de Ipiaçu, Leandro Luís de Oliveira considerou o evento como “muito forte”, ao agradecer a presença dos colegas Paulo Piau, de Uberaba, e Rui Ramos, de Pirajuba. “O estudo apresentado irá fomentar e fortalecer o desenvolvimento da nossa região” diz.

Alguns dados da microrregião do Vale do Rio Grande – Os municípios associados à Amvale representam 3% do Valor Adicionado total de Minas Gerais. Os setores de serviços e indústria são os mais representativos. Entre 2010 e 2014, esses segmentos registraram aumento do Valor Adicionado da ordem de 71% e 38%, respectivamente.  Conforme o estudo do Sebrae, os 13 municípios de formam a Amvale, cuja sede é Uberaba, tem uma área territorial de 15,9 mil Km2 e uma população estimada em 456 mil habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) alcança R$ 16 bilhões, segundo a Fundação João Pinheiro (2014). Para o potencial de consumo, a marca atinge R$ 11 bilhões. 


Participaram, ainda, do evento Wiliam Brito e Marcius Mendes, do Sebrae; o secretário Executivo e a diretora Administrativa da Amvale, respectivamente, Vicente Araújo Neto e Vanessa Faria, além de representantes dos municípios de Araguari, Araxá, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba e Santa Vitória.  

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
assessor de Comunicação Amvale 

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub