Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

09/06/2017 - Amvale promove ciclo de palestras sobre Conselhos Municipais e Transparência na Gestão Pública

Com a participação de 110 gestores municipais de 14 municípios da região, foi realizado nesta quarta-feira (7), em Conceição das Alagoas, um ciclo de palestras e oficinas técnicas para capacitação sobre o funcionamento dos conselhos municipais e a transparência na gestão pública, durante programação cumprida na Câmara e Prefeitura Conceição das Alagoas.


A promoção foi da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), em parceria com a Dalmass Escola de Líderes, Sedese (Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social) – Regional Uberaba e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Conceição das Alagoas.


Na abertura, o prefeito anfitrião Celson Pires agradeceu à Amvale e demais parceiros pela realização do evento na sua cidade. Sobre o tema central das discussões, ele ressaltou: “É muito importante a presença de representantes da comunidade no sistema de controle e de monitoramento das ações das políticas públicas”.


Presidente da Amvale e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos informou que a entidade deu início à descentralização de eventos junto às prefeituras associadas. Quanto aos temas abordados disse ser da “maior importância” o diálogo da gestão pública com os representantes da comunidade, o que resulta, segundo expôs, no atendimento das demandas dentro da realidade e do anseio da população. Quanto à questão da transparência, citou “ser tema com grande demanda, em função, principalmente, diante da atual grave crise de credibilidade que o mundo político está vivendo”.   

Fortalecimento da gestão
Em seguida, foi ministrada palestra sobre o tema “Conselhos municipais e a transparência na gestão pública”, a cargo do gestor público Ezequias Souza, tendo como mediadora Eide Faria, da Sedese Regional de Uberaba.


“Os conselhos municipais são os grandes mecanismos que a sociedade civil tem de participação social. Para os governos, é um grande estímulo de fortalecimento da gestão, porque tem esse compartilhamento do controle da gestão pública nas administrações”, diz.


Em seguida, falou sobre a  Lei de Acesso à Informação (LAI) que é considerada um dos maiores esforços para a efetivação da disseminação de informações públicas, uma vez que permite que qualquer cidadão possa exigir informações — sem necessidade de justificativa prévia — de governos municipais, estaduais e da União. Sobre a LAI criada em 2014, o palestrante destacou que “hoje qualquer cidadão pode pedir informação e os governos têm 30 dias para respondê-lo”.  


Três motivos pelos quais a transparência é benéfica à sociedade foram citados: possibilita a fiscalização da gestão pública, permite que cidadãos acompanhem o que tem sido feito e faz com que cidadãos avaliem melhor a administração pública
Paralelamente foi realizada exposição sobre a participação e envolvimento dos gestores municipais na prevenção e atenção ao usuário de Crack, por Adacely Cunha, psicóloga e chefe Departamento de Prevenção e Atenção aos Usuários de Crack, Álcool e Outras Drogas  de Uberaba/Secretaria Municipal de Saúde.

Reinserção social
“A orientação passa pela integração de todas as secretarias de governo e não apenas as de Saúde e Assistência Social”, sinalizou a psicóloga, ao citar algumas ações voltadas para o resgate de usuários da droga. “O encontro foi muito importante. Mostrou que, realmente, há preocupação dos gestores e da comunidade, em resolver ou, pelo menos, minimizar esse problema”, diz, ao apontar que o objetivo do trabalho desenvolvido pelo equipamento que dirige, é recuperar e inserir esses usuários novamente na sociedade e capacitando-os para ter uma nova vida.


No período da tarde, foram desenvolvidas oficinas sobre conselhos municipais pelos respectivos convidados: Educação, com Nilza Consuelo Pinheiro, presidente do Conselho Municipal de Educação de Uberaba; Saúde, Jurandir Ferreira, conselheiro Estadual de Saúde, representante do segmento “Usuário do SUS”, pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil); Assistência Social/Políticas de Direitos Humanos, Juliana Cançado, assistente social; Meio Ambiente, Marco Túlio Prata, secretário Adjunto de Meio Ambiente de Uberaba; Turismo, Manoel Pedro Leal, da  Amitam (Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana), e Segurança Pública, Wellington Cardoso Ramos, secretário municipal e secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública de Uberaba.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
Assessor de Comunicação Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub