Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

25/03/2017 - Prefeitos da região conhecem condições do BID para financiamento de projetos do setor público

Através de iniciativa conjunta dos presidentes da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Rui Ramos, e do Convale (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande), Paulo Roberto Barbosa, e com ações desenvolvidas pelo secretário Executivo da entidade municipalista, Vicente Araújo Neto, prefeitos e gestores da região tiveram a oportunidade de conhecer, em detalhes, informações atualizadas sobre as linhas de crédito abertas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).


“O BID, hoje, é uma forma alternativa de captação de recursos para os prefeitos, com prazos mais longos para pagar, a juros mais baixos do que os bancos tradicionais, como BNDS, Banco do Brasil e Caixa (Econômica Federal)”, destacou o secretário Executivo da Amvale. Vicente Araújo Neto disse que os prefeitos tiveram suas dúvidas esclarecidas sobre os projetos de financiamento para os municípios, desde saneamento básico e infra-estrutura até o melhoramento da gestão administrativa e tecnologia da informação.


Foram duas palestras. A primeira com o consultor de projetos oriundos do Banco Mundial, Cândido Jorge do Amaral, que foi o criador do PNAFM (Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros). Em seguida, falou o diretor comercial da Link Data, Gonçalo Lopes, cuja empresa foi  criada em 1988  com intuito de atender com qualidade e eficiência aos principais processos internos da administração pública, sendo líder nacional no desenvolvimento e implantação de soluções de gestão pública, referentes aos processos de Compras e Licitações, Pregão Eletrônico,  Almoxarifado, Patrimônio Mobiliário, Frotas e Patrimônio Imobiliário, com sede em Brasília.


Cândido Amaral expôs condições para captação de recursos, via financiamento de longo prazo, com juros subsidiados para que os municípios associados à Amvale e consorciados ao Convale possam ter maior independência fiscal e na sua receita própria, permitindo o incremento de arrecadação, com adoção de políticas de economicidade e controles em geral. Os limites são fixados de acordo com a faixa populacional de cada município. A linha de financiamento específica é para a modernização da gestão administrativa. Os financiamentos são de longo prazo, ou seja, 20 anos para pagamento e cinco de carência, com taxa de 1,65% ao ano.


“É um processo muito rápido e sistêmico e que independe de acordos políticos, pois os recursos do BID seguem para conta vinculada da União. De lá, vai para uma conta vinculada do município. De lá sai para as contas vinculadas dos fornecedores cadastrados pelo banco”, informou o consultor.
Gonçalo Lopes, por sua vez, apresentou as soluções oferecidas pela sua empresa e que possam vir a agregar valor do ponto de vista de gestão para os municípios da Amvale/Convale. “Visa garantir que os resultados sejam os melhores para as administrações. O que a gente quer é colocar um marco na gestão das prefeituras, com gestão forte de governança para que, cada vez mais, no cenário de recursos escassos eles possam ser melhor aproveitados”, concluiu.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
assessor de Comunicação Amvale 

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub