Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

22/03/2017 - Comissão de Abertura do Hospital Regional será oficializada esta semana

Nomeação será publicada no Porta-Voz; anúncio ocorreu nesta segunda-feira, durante reunião de prefeitos da Amvale quando o Hospital Regional foi um dos principais temas em debate

A publicação, esta semana, no Porta-Voz, órgão oficial do Município de Uberaba, dos nomes dos membros que irão compor a Comissão de Abertura do Hospital Regional, foi um dos principais temas debatidos nesta segunda-feira (21), na reunião conjunta de prefeitos da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e do Convale (Consórcio Desenvolvimento do Vale do Rio Grande), realizada na sede da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, presididas, respectivamente, pelos prefeitos Rui Ramos (Pirajuba) e Paulo Roberto Barbosa (Planura).


O prefeito de Uberaba e vice-presidente da Amvale, Paulo Piau, e o secretário de Saúde, Iraci Neto, fizeram um amplo relato sobre o HR, desde o início de sua construção até, agora, quando se aproxima, finalmente, a entrega provisória das obras, prevista para o próximo dia 30, enquanto todos os equipamentos e instrumentos já foram adquiridos. O caráter provisório deve-se ao fato de o equipamento já estar recebendo serviços de manutenção. Vale destacar que o HR atenderá os 27 municípios da Região do Triângulo Sul, com uma população estimada em mais de 800 mil pessoas.


Paulo Piau recomendou ao secretário Iraci e aos demais gestores mobilizados no processo que desenvolvam uma “força tarefa”, para que todos os pontos pendentes sejam equacionados, em especial o item referente ao rateio de 25% dos custos operacionais pelos municípios. E que os prefeitos agilizem junto a suas respectivas câmaras municipais a abertura de rubrica orçamentária. Uma reunião para a qual serão convocados todos os 27 prefeitos deve acontecer nos próximos dias, como forma de fechar, em definitivo, a participação de cada município no custo operacional do HR.


A secretária de Saúde de Pirajuba, Elisa Vieira Campos Rodrigues, do Conselho de Secretarias Municipal de Saúde do Triângulo Sul, também participou dos debates sobre o HR.    


O presidente da Amvale e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos foi enfático em afirmar: “Todos nós prefeitos e demais gestores da região temos que focar na questão do HR, que é uma responsabilidade dos 27 municípios (50% da União e mais 25% do Estado), por isso, temos que compartilhar e colaborando para resolver (as pendências)”.


Turismo e desenvolvimento agrário
O evento contou, ainda, com as presenças dos secretários estaduais Gustavo Pessoa Arrais (Adjunto de Turismo) e Professor Neivaldo (Desenvolvimento Agrário). Ambos colocaram suas Pastas à disposição dos prefeitos para encaminhamento de suas demandas.


“O turismo, hoje, é a solução para geração de emprego, renda, bons salários e receita (aos cofres públicos)”, disse o secretário Arrais, ao destacar a importância de se seguir um plano de diretrizes, metas e de ação, para obter os resultados positivos com a atividade. Informou que o Estado está mais incisivo na divulgação de suas potencialidades, com destaque no “posicionamento de marca (turismo mineiro) junto às principais agências do País. A campanha chega com o slogan “Venha conhecer a sua história”, ao justificar   que Minas Gerais responde por 60% da história do Brasil.


Em sua exposição, o secretário Professor Neivaldo explicou que sua Secretaria, criada em março de 2016, surgiu dentro do conjunto de ações do governo de Minas para fortalecer a agricultura familiar, e que sua presença no encontro da Amvale teve por finalidade consolidar parcerias também com os prefeitos da região.


Além da regularização de terras devolutas que não é o caso de registros na região, a SEDA estimula que a produção familiar seja comercializada com o maior valor agregado possível.


Por sua vez, o presidente da Amvale disse que a região tem um potencial muito grande. Ao citar Uberaba, como exemplo, o prefeito Rui Ramos, enumerou Peirópolis, ABCZ com toda sua história, Chico Xavier, além de boas festas populares (Carnaval, Festa do Peão) etc... A nascente do São Francisco está aqui perto. Quanto a agricultura familiar, exposta pelo secretário Professor Neivaldo, vê, da mesma forma, como fonte geradora de renda para os municípios.  


O presidente do Convale e prefeito de Planura, Paulo Roberto Barbosa, considerou a reunião conjunta com a Amvale como de extrema importância. Assinalou que os prefeitos integram as duas instituições, cada uma com assuntos específicos. Destacou, entre outros temas, o Licenciamento Ambiental implantado em Uberaba e que poderá, através de forma consorciada, atender aos demais municípios, proporcionando agilidade e receita para os cofres municipais. Tema que foi apresentado pelo secretário Municipal de Meio Ambiente de Uberaba, Carlos Messias Pimenta, e pelo secretário adjunto da Pasta, Marco Túlio Machado Borges Prata.


Os deputados estaduais Toni Carlos (PMDB) e Antônio Lerin (PSB) também estiveram presentes.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
assessor de Comunicação Amvale   

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub