Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

15/09/2016 - Região capacita equipes para adequação de estradas rurais

A adequação de estradas rurais é um conjunto de práticas que visam a recuperação, manutenção e conservação dos leitos naturais, pavimentados ou não, levando-se em consideração a sua integração com as áreas agrícolas. O objetivo é evitar a erosão do solo, a degradação do meio ambiente, a garantia de tráfego normal de veículos e o escoamento da produção agrícola durante todo o ano, proporcionando uma substancial economia dos recursos gastos na manutenção das estradas rurais.


Diante disso, a Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), em parceria com a Emater-MG/Regional Uberaba, realiza desde esta terça-feira (13) até quinta-feira (15), capacitação voltada para a adequação de estradas rurais, ministrada por Leonel Satiro de Lima, técnico da Emater-MG e coordenador técnico da Unidade Verde Minas, sediada em Poços de Caldas.


O curso reúne 25 participantes, entre encarregados dos departamentos de obras e agricultura das prefeituras associadas à Amvale, bem como operadores de máquinas, motoristas de caminhões e equipamentos pesados.  Eles irão receber certificado do curso realizado. A programação é desenvolvida na cidade de Campo Florido, na sede da Canacampo e na Prefeitura local.


Esse treinamento é no sentido de chamar a atenção para as estruturas necessárias. Na hora que o operador vai fazer a manutenção, ele tem que visualizar que tipo de estrutura que deve estabelecer na estrada para que haja o controle dessa água da chuva, antes que ela comece a causar esse dano.
 
Presidente da Amvale e prefeito de Campo Florido, Ademir de Mello agradeceu a disponibilidade da Emater em ministrar o curso. “Com o tráfego cada vez mais intenso, temos que manter nossas estradas rurais em plenas condições para o escoamento da produção”, diz. O gerente regional da Emater-MG,. Gustavo Laterza, disse que a iniciativa cumpre uma “parceria forte” com a Amvale, além de que a capacitação tem, ainda, “um aspecto social e econômico muito grande”.  


O instrutor Leonel Satiro de Lima detalhou todos os pontos que permitam o trânsito normal nas estradas rurais durante o ano todo, incluindo orientações voltadas para um custo de manutenção menor para as prefeituras. “A água, a partir do momento que ela cai na estrada, tem que sair o mais rápido possível do leito da via e seja armazenada no solo”, diz.  Ele foi incisivo na abertura do curso, ao apontar como um dos principais pontos do curso a drenagem e a conservação do leito, tanto no período da seca quanto na época das chuvas.


Participaram, ainda, da abertura da capacitação o secretário de Obras de Campo Florido, Paulo Henrique Silveira; o representante local da Emater, Edson de Oliveira; o coordenador Agrícola da Canacampo, Rodrigo Piau; a secretária da Amvale, Vanessa Faria, e a encarregada do Departamento de Engenharia da associação, Mônica Chagas.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP / assessor de imprensa Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub