AMVALE

09/09/2016 - Emater-MG e Amvale realizam curso para adequação de estradas rurais da região

A Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), em parceria com a Emater-MG/Regional Uberaba, realizará capacitação voltada para a adequação de estradas rurais, ministrada por Leonel Satiro, técnico da Emater-MG. O curso é aberto a encarregados dos departamentos de obras e agricultura das prefeituras associadas à Amvale, bem como operadores de máquinas, motoristas de caminhões e equipamentos pesados. A programação será desenvolvida na cidade de Campo Florido.  Os participantes devem levar mapa de seus municípios, com localização das estradas rurais.


O objetivo é trocar experiências e capacitar os operadores em técnicas de adequação de estradas rurais que promovam a recuperação, manutenção e conservação das mesmas. Como a atividade agropecuária tem forte peso na economia da região, a boa conservação das estradas vicinais (estradas rurais) é de grande importância para o escoamento da produção.   Esse trabalho visa, ainda, enfatizar a responsabilidade dos municípios na elaboração de um Plano de Ação para o segmento. Os cursos, de acordo com a Emater-MG, são apenas uma parte do processo de adequação. É necessário estabelecer metas e implementar as técnicas corretas.  Com a utilização de técnicas adequadas é possível controlar o processo de erosão e a degradação ambiental, além de reduzir significativamente os gastos com manutenção das estradas.


A programação
Com o apoio da Canacampo (Associação dos Fornecedores de Cana da região de Campo Florido), o evento será desenvolvido entre os dias 13 e 15 de setembro, terça e quinta-feira próximas.  No primeiro dia, com quatro horas de duração, das 13h às 17h, na sede da Canacampo, na Rua Itapagipe, 76, Vila Junqueira, serão focalizados: Estradas rurais: (função, importância, características técnicas de construção e operação); Meio Ambiente (o solo, o relevo, o clima); Estradas rurais (situação atual, pontos críticos, problemas suas causas e soluções); Conservação da pista (tratamento primário, reforço de subleito); Sistema de drenagem (entradas de água, bacias de captação de águas pluviais), e Construção de lombadas


Para o segundo dia de atividades, quarta-feira (14), na Prefeitura de Campo Florido, o tema será sobre “Descoberta técnica”, com oito horas de duração, em abordagem sobre Drenagem (inclinação do leito da estrada, entradas de água, terracetes, bacias de captação e lombadas)
E, no fechamento, dia 15, também na Prefeitura de Campo Florido, com oito horas de duração, será enfocado o tema “Descoberta técnica”, com destaque para “Conservação da pista”, desde inclinação do leito da estrada, tratamento primário, ireforço de subleito, lombadas até acompanhamento de trabalho de rotina em conservação de estradas rurais


Lúcio Castellano – MG 04052 JP / assessor de imprensa Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub